Topo

Olhar Olímpico

CBDA e Correios chegam a acordo e devem renovar por dois anos

Demétrio Vecchioli

13/02/2019 13h33

Bruno Fratus (Satiro Sodré/SSPress)

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e os Correios devem renovar por mais dois anos o contrato de patrocínio que venceu no último dia 31 de janeiro. Nesta quarta-feira (13), o deputado federal Luiz Lima (PSL), que é nadador, intermediou reunião entre as duas partes e, em vídeo, anunciou acordo.

+ Tênis perde patrocínio dos Correios e corta projetos sociais
+ CBDA deixa passar prazo e tem que devolver mais de R$ 1 milhão

"Hoje (quarta) a gente recebe uma grande noticia, de que os Correios continuam com a natação. Sei quanto o Correios está se esforçando para manter o apoio ao esporte brasileiro", disse o deputado federal pelo PSL do Rio de Janeiro e próximo ao presidente Jair Bolsonaro. A estatal passa por crise financeira.

No vídeo, em que fala sobre sua trajetória e se apresenta como responsável pela intermediação entre confederação e estatal, Luiz Lima elogia o general Juarez Aparecido de Paula Cunha, presidente dos Correios desde o governo Michel Temer (MDB), pela gestão à frente da estatal e pela renovação.

"Queremos dizer que o Correios continua firme no apoio aos nossos atletas porque para nós é uma satisfação muito grande que brasileiros se dediquem ao esporte", comenta o general no vídeo. Também estava presente o presidente da CBDA, Miguel Cagnoni.

+ Na contramão do COB, CBDA troca austeridade por regalias a estrelas

As partes não divulgaram valores, nem a duração do contrato, que deve ser de dois anos, como de costume. Assim, os Correios seguiriam ligados aos desportos aquáticos até os Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem. O mais recente contrato, vencido em janeiro, pagou R$ 5,7 milhões ao ano.

Além dos esportes aquáticos, os Correios até o ano passado também patrocinavam a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). O contrato com a CBT acabou em dezembro e a entidade até já se desassociou à marca dos Correios. As duas entidades têm expectativa de conseguir a renovação.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.