Calderano bate o melhor do mundo, mas para na semi do Finals
Hugo Calderano fez, neste sábado (15), o grande jogo da sua carreira – e da história do tênis de mesa brasileiro. Atual número 6 do ranking mundial, ele venceu um jogo decisivo contra o chinês Fan Zhendong que é o melhor mesa-tenista da atualidade. Com o resultado, avançou à semifinal do Finals, evento que fecha a temporada e só reúne a nata da modalidade. Em busca de uma vaga na decisão, falhou diante do fenômeno japonês Tomokazu Harimoto.
Num esporte dominado pelos chineses, vencer um dos melhores deles sempre pareceu uma tarefa improvável para qualquer sul-americano. Ainda mais quando o rival é Zhendong, que este ano ganhou praticamente tudo que disputou. Em 10 torneios do circuito, ganhou oito ouros e uma prata, caindo uma vez na semifinal.
Eliminação assim tão precoce, só contra Calderano, que cada vez mais se firma como um dos grandes nomes da modalidade. No começo do ano, em março, o brasileiro foi até a final da etapa de Doha, vencendo no caminho o alemão Timo Boll, então número 1 do ranking, o chinês Gaoyuan Lin e o japonês Harimoto – ou seja, atuais terceiro, quarto e quintos do mundo. Perdeu só para Fan.
A vingança veio no principal evento da temporada, num jogo que valia a bagatela de US$ 35 mil. Jogando firme, o brasileiro fez 4 sets a 2: 11/6, 12/10, 4/11, 11/5, 9/11 e 11/9. Naquela fase, ele já era o único não asiático – além dele, passaram às quartas de final quatro chineses, dois japoneses e um sul-coreano.
Na semifinal, Calderano reencontrou Harimoto, aquele que hoje é seu maior rival pelo posto de grande fenômeno do esporte. E o japonês levou a melhor em sets diretos: 4 a 0, com parciais de 11/7, 11/8, 11/8 e 11/5.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.