Topo

Olhar Olímpico

Lanza bate recorde e é o 1º a fazer índice pro Mundial de Piscina Curta

Demétrio Vecchioli

25/08/2018 19h49

Vinicius Lanza já é o grande nome do Troféu José Finkel de Natação. Depois de vencer os 100m borboleta na sexta-feira (25) na piscina coberta do Pinheiros, neste sábado ele ganhou também os 200m medley, desta vez com recorde sul-americano e índice para o Mundial de Piscina Curta. Caio Pumputis bateu logo atrás e também se garantiu na competição que será disputada em dezembro, na China.

Lanza, de apenas 22 anos, nadador do Minas Tênis Clubes, fez 1min52s16, ficando um décimo de segundo à frente de Caio Pumputis, de 19, do Pinheiros. Os dois são apontados como os grandes nomes de suas gerações e fizeram marcas que os deixariam no quarto lugar no Mundial de 2014, com marca melhor do que de Henrique Rodrigues – exatamente o quarto naquela competição.

O Finkel é a única seletiva para o Mundial da China, mas os índices, fortíssimos (equivalente ao terceiro tempo das eliminatórias do Mundial de 2014), são apenas para cumprir tabela. A CBDA vai convocar 20 atletas, independente do número de índices, a partir do ranking de índices técnicos – uma pontuação numérica definida por tabela preestabelecida. Só valem para o ranking, porém, as marcas feitas nas finais, com limite de dois atletas por prova.

Ainda que só Lanza e Pumputis tenham alcançado o índice estipulado, o que aponta que só eles fizeram resultados dignos de brigar por medalha no Mundial, outros resultados foram expressivos. Especialmente de Viviane Jungblut, que estabeleceu novo recorde brasileiro nos 1.500m livre: 16min03s29. Não haverá disputa dessa prova no Mundial. Entre os homens, Guilherme Costa fez 7min45s49 e não bateu sequer o recorde do campeonato – esperava-se mais dele.

Leonardo de Deus venceu nos 200m costas, com 1min52s69, enquanto que a prova feminina teve vitória da argentina Andrea Berrino, da Unisanta. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) informa que o novo recorde brasileiro foi estabelecido por Duane Rocha, do Flamengo, em segundo: 2min07s57. Ainda que tenha dupla nacionalidade, ela nada pela Espanha – disputou o Campeonato Europeu no início do mês, por exemplo.

Já nos 200m medley a prova teve uma surpreendente vitória da tcheca Barbora Zavadova, também do Flamengo. A melhor brasileira foi Maria Pessanha, do Pinheiros, nove centésimos atrás: 2min11s19. Ela tem apenas 18 anos e também ficou em terceiro nos 200m costas.

 

 

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.