Topo
Blog Olhar Olímpico

Blog Olhar Olímpico

Com Zico no Japão, Hortência assume presidência de Comissão de Atletas

Demétrio Vecchioli

18/07/2018 17h54

Virgílio Filho, Hortência e Zico, do CNA. (Marco Senna/Ministério do Esporte)

A Comissão Nacional de Atletas (CNA) tem uma nova presidente. A ex-jogadora de basquete Hortência foi aclamada para o cargo durante reunião realizada na terça-feira, no Rio de Janeiro. Virgilho Filho, do triatlo, substitui Lars Grael e fica como vice-presidente do colegiado, que representa os atletas no Conselho Nacional do Esporte (CNE).

Também na terça, mais cedo, Zico foi anunciado como novo diretor do futebol do Kashima Antlers, time japonês no qual adquiriu o status de ídolo como jogador nos anos 1990. Assim, o astro flamenguista está novamente de mudança para o Japão, o que inviabiliza sua continuidade na presidência do CNA.

"Foi uma honra e um privilégio poder ter trabalhado ao lado de todos vocês. Conseguimos grandes conquistas e tenho a certeza de que darão sequência a essa importante missão da CNA", disse Zico, na despedida. Indicado pelo Ministério, ele continua na comissão, agora como membro, apenas.

Zico ficou 13 meses na presidência do Conselho, exatamente durante um dos períodos mais conturbados da política esportiva brasileira. Durante a gestão dele, o presidente do COB foi preso, o comitê passou por troca de poder, com intensa discussão sobre o número de votos de atletas, e o governo federal fez cortes substanciais no orçamento do esporte. Em todos esses momentos, o CNA se posicionou.

Apesar da escolha por Hortência, sugestão de Lars Grael – líder natural do grupo -, o velejador e a ex-ginasta Luisa Parente continuam como representantes dos atletas no CNE.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.