Topo

Olhar Olímpico

Britânico faz 2º melhor tempo da história sem trajes e bate Fratus em Roma

Demétrio Vecchioli

29/06/2018 16h03

O britânico Ben Proud se tornou, nesta sexta-feira (29), o segundo homem mais rápido do mundo desde que a natação proibiu os trajes tecnológicos. No meio de temporada, ele venceu o Troféu Sette Colli, em Roma, com o tempo de 21s16, ficando a um centésimo do "recorde" feito pelo norte-americano Caeleb Dressel no Mundial do ano passado.

Nas provas de velocidade masculina, a natação ainda não evoluiu a ponto de superar os recordes obtidos em 2009, antes de a Federação Internacional (Fina) proibir os chamados trajes tecnológicos. Assim, nos 50m livre, o recorde continua sendo de Cesar Cielo: 20s91. Naquele ano, o francês Fred Bousquet também nadou na casa de 20 segundos (20s94), enquanto Cielo se apresentou outras três vezes abaixo de 21s14.

Nesta sexta, Proud chegou muito perto de fazer a melhor marca da história desde o fim dos trajes. E o que chama atenção é que o resultado foi feito em um momento da temporada na qual os nadadores não estão treinados para darem seu melhor. O ápice da elite da natação mundial em 2018 deverá ser em agosto, quando acontecem o Campeonato Europeu e o Pan-Pacífico.

Para o Brasil, o problema de Proud voar deste jeito é que ele é um rival direto de Bruno Fratus. O brasileiro vem em ótima fase e nadou mais uma vez para 21s7 (21s77, depois de fazer 21s79 pela manhã, nas eliminatórias). Mas Proud e Dressel, que venceu o Mundial de 2017 com 21s15, jogam o nível da prova para um patamar muito alto. No ano passado, Fratus fez o melhor tempo da vida, 21s27, para ser prata no Mundial.

Também neste primeiro de três dias do Sette Colli, um dos torneios mais tradicionais da natação mundial, Etiene Medeiros foi ouro nos 50m costas e Gabriel Fantoni prata nos 50m costas. Mas nenhuma das duas provas é olímpica. A seleção brasileira viaja completa para a competição.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.