Topo

Olhar Olímpico

Cabos de energia são cortados e Brasileiro de Ginástica é cancelado sem luz

Demétrio Vecchioli

24/06/2018 14h28

(Ricardo Bufolin/CBG)

A etapa final do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, que seria disputada neste domingo no Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP), foi cancelada por falta de luz, no início da tarde. Depois da definição dos campeões individuais, no sábado, neste domingo seria realizada a final por equipes, com a presença de ginastas como Arthur Zanetti, Daniele Hypolito e Arthur Nory.

De acordo com a prefeitura de São Bernardo do Campo, o ginásio teria sido sabotado. "Após análise da equipe técnica, constatou-se que os cabos de energia foram cortados criminosamente. O secretário de Esportes e Lazer, Sérgio Pasin, fez um boletim de ocorrência", explicou a prefeitura, em nota.

"Nosso ginásio sempre recebe grandes competições e isso nunca aconteceu. Foram vários cortes nos cabos de alta tensão. É uma situação que demora para ser resolvida. Um gerador não adiantaria porque houve interrupção entre os cabos e os refletores. Lamentamos muito e vamos registrar o boletim de ocorrência, inclusive solicitando perícia", explicou, em nota distribuída pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Após uma hora de atraso, a prefeitura conseguiu reestabelecer 90% da energia do ginásio, mas os clubes optaram por cancelar a competição, preservando a segurança dos atletas, uma vez que a energia não era completa e os ginastas já estavam desconcentrados após  e devido à perda de foco na competição não haveria condições para retomar a disputa.

"Lamentavelmente, trata-se de um caso fortuito, proveniente de ato humano irresponsável e criminoso. Portanto, em princípio, um caso imprevisível e inevitável para a CBG e que impede o cumprimento da sua obrigação de finalizar o evento. Remarcaremos oportunamente a data das finais por equipes do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística da categoria adulta, considerando aspectos de sediação, calendário e outros fatores que conduzam ao melhor momento em benefício dos participantes", informou a CBG, em nota.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.