Topo

Olhar Olímpico

Sem alarde, Márcio França muda secretário e põe PROS no comando do Esporte

Demétrio Vecchioli

14/05/2018 15h46

Não houve qualquer comunicação à imprensa, mas a Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, conhecida pela sigla SELJ, tem um novo comando. Na sexta-feira da semana passada, o governador Márcio França (PSB) exonerou Paulo Maiurino, que estava no comando da secretaria há exatamente dois anos, e nomeou o desconhecido Carlos Renato Cardoso Pires de Camargo como novo secretário.

Conhecido como Cacá, ele foi segurança pessoal do ex-deputado estadual Milton Flávio, secretário de relações sociais da prefeitura paulistana. Entre 2015 e 2016, passou pelo ministério do Esporte, atuando na Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Gabinete do Ministro. À época, o ministro era George Hilton, que durante sua gestão trocou o PRB pelo PROS – Cacá fez o mesmo caminho. Seu currículo ainda aponta a subprefeitura de São Paulo e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpico e Paralímpicos Rio-2016.

Ainda que tenha sido presidente da Juventude do Partido Progressista (PP), Cacá hoje é ligado ao PROS, tendo assinado sua filiação em 2017. Ele teria sido uma indicação do partido, em troca do apoio do PROS à candidatura de Márcio França à reeleição. O vereador Ricardo Teixeira teria conduzido a negociação.

A secretaria de Esporte vinha sendo disputada desde antes de Márcio França assumir o governo, em 6 de abril, quando Geraldo Alckimin se descompatibilizou para concorrer à presidência da República. Inicialmente, o favorito era Ricardo Leyser, ex-ministro do Esporte, indicado pelo PCdoB.

Naquele momento, Márcio França negociava o apoio dos comunistas para que sua candidatura rumasse mais à esquerda. O acerto, que parecia encaminhado, porém, azedou. Outros partidos também estavam na disputa, como o PV e o PDT.

Maiurino, que é delegado da Polícia Federal, deixa o cargo sem um grande legado que marque sua gestão. Ele chegou ao cargo depois de atuar como secretário parlamentar do deputado federal Marcelo Squassoni, do PRB, que teria balizado sua indicação.

A tendência, hoje, é que o diretório municipal do PRB, ligado a Aildo Rodrigues, assuma o comando da Secretaria Municipal de Esporte de São Paulo, a SEME, no lugar de Jorge Damião. Coordenador de campanha de João Doria, Damião vem sendo "fritado" por vereadores desde que foi vazado um relatório da Controladoria do Município apontando fraudes em convênios propostos por verbas parlamentares.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.