Topo

Olhar Olímpico

Câmara pode ter audiência pública para ouvir técnico acusado de abuso

Demétrio Vecchioli

08/05/2018 11h10

Fernando de Carvalho Lopes, técnico acusado de abusar sexualmente de mais de 40 atletas, pode ser convidado a prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados. Uma audiência pública para discutir o tema está na pauta da reunião desta quarta-feira da Comissão de Esporte, a partir de um requerimento do ex-árbitro de futebol Evandro Rogério Roman, hoje deputado pelo PSD do Paraná. Também Fábio Mitidieri, do PSD do Sergipe, assina o documento.

Pela proposta, seriam convidados a participar da audiência pública o técnico Fernando Lopes, a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, e Marcos Goto, treinador-chefe da seleção brasileira de ginástica artística. Por se tratar de um convite, eles não seriam obrigador a prestar esclarecimentos.

A lista de convidados proposta no requerimento ainda tem Antonio Gomes de Oliveira, que é presidente executivo do Mesc, clube social no qual Fernando trabalhava e onde teriam ocorrido os abusos, e também Pétrix Barbosa, ginasta que já foi da seleção brasileira, hoje mora nos Estados Unidos e foi um dos entrevistados pela reportagem do Fantástico que expôs o caso na semana passada. Aliás, a própria repórter que fez a matéria, Joanna de Assis, também seria convidada.

"É dever dessa Comissão de Esporte analisar os aspectos esportivos em questão, em especial a avaliação de jovens atletas", argumentam os deputados que propuseram o requerimento. O tema será colocado em discussão programada para as 14 horas desta quarta-feira. Uma vez assinada por dois dos poucos deputados atuantes na comissão, tende a ser aprovada.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.