Topo

Olhar Olímpico

Câmara discute projeto para que VAR em jogos de futebol vire lei

Demétrio Vecchioli

18/04/2018 17h53

Não é só nas mesas de bar e nas redes sociais que a implantação de arbitragem eletrônica no futebol é o assunto do momento. Na Comissão de Esporte da Câmara corre um projeto de lei que visa alterar o Estatuto do Torcedor para tornar obrigatória a utilização do sistema de vídeo-arbitragem VAR (video assistant referee, em inglês).

A iniciativa foi o deputado federal Delegado Edson Moreira (PR/MG), que protocolou o PL 9715/2018 ainda no início de março – ou seja, antes da polêmica na final do Campeonato Paulista. A proposta dele é que seja alterado do Estatuto do Torcedor para exigir que todo jogo com cobrança de ingresso tenha arbitragem de vídeo.

Pelo projeto, seria incluído no texto da lei o seguinte: "Nas competições esportivas profissionais em que haja a cobrança de ingresso, promovidas pelas entidades brasileiras de administração do desporto ou ligas esportivas, será obrigatória a utilização de recursos tecnológicos que visem corrigir, durante a disputa, eventuais erros da arbitragem que possam interferir no resultado final da partida".

Na Justificação (argumentação), Edson Moreira alega que "é direito do torcedor pagante ter a garantia de assistir um evento esportivo em que prevaleça a lisura, transparência e a justiça". Ele ainda alega que o projeto foi concebido "ouvindo os anseios da sociedade em geral".

Nesta quarta-feira venceu o prazo para que fossem apresentadas emendas na Comissão de Esporte e nenhum outro deputado fez sugestões. Agora o próximo passo é o relator Roberto Góes (PDT/AP) apresentar um parecer sobre o projeto, que deve ser votado pela comissão. Em seguida, ele ainda precisaria passar pela Comissão de Constituição de Justiça para só aí entrar na fila para ser votado em plenário.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.