Topo

Olhar Olímpico

Calderano perde de novo líder do ranking e é prata no Qatar

Demétrio Vecchioli

11/03/2018 11h57

Divulgação/ITTF

Não deu para o brasileiro Hugo Calderano. Depois de duas vitórias históricas, sobre o atual número 1 do ranking mundial e sobre o segundo melhor chinês da lista, ele foi derrotado neste domingo na final do Aberto do Qatar, em Doha, pelo chinês Fan Zhendong. A partida terminou em 4 sets a 0 (13-11 12-10 11-7 11-7).
Com o resultado, Zhendong vai ultrapassar Timo Boll, da Alemanha, e se tornar o primeiro do ranking mundial. Ele é o atual vice-campeão mundial e considerado o melhor do mundo na atualidade – o atual campeão mundial está afastado do esporte.
Já Calderano deve entrar no Top 10 do ranking mundial na próxima atualização da lista, que costuma ocorrer no dia 1º de cada mês. Ele atualmente é o 15º do ranking, melhor resultado já alcançado por um brasileiro.

E, pelo que vem jogando, tende a subir ainda mais. Nos dois torneios do Circuito Mundial disputados até aqui ele ganhou medalha, perdendo só para Zhendong. No Aberto da Hungria, a derrota foi na semifinal.
Neste domingo, em Doha, Calderano teve os dois primeiros sets na mão, mas perdeu set points. Depois, nos dois seguintes, foi dominado.

Dequalquer forma, o resultado no Qatar é histórico. Essa é a primeira vez que um brasileiro chega à final de um evento de nível Premium, o equivalente a um Grand Slam do tênis. E ainda por cima ganhando dos números 1, 4 e 12 do ranking.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.