Mundial de Atletismo tem bateria com todos os atletas desclassificados

(Phil Noble/Reuters)
Se um dos corredores que participaram da terceira bateria eliminatória dos 400m no Mundial Indoor de Atletismo, nesta sexta-feira, tivesse optado por sair andando até chegar à linha final, ele estaria classificado para a semifinal da competição, disputada em Birmingham, na Inglaterra. É que todos os cinco atletas inscritos para a série acabaram desclassificados por infringirem regras.
E não estamos falando de atletas quaisquer. O qatariano Abdalelah Haroun, por exemplo, é o atual vice-campeão mundial indoor da distância, mas foi o primeiro desclassificado. O único asiático na série queimou a largada e recebeu o cartão vermelho.
Uma segunda largada foi dada e vencida por Bralon Taplin, de Granada, que comemorou a classificação para a semifinal – os dois primeiros colocados avançavam. A revisão da prova em vídeo, porém, mostrou que ele, que estava na raia 6, mais aberta, invadiu a 5, que estava vazia.
Não só ele. Alonzo Russell, das Bahamas, que estava na 4, pisou na 3. Lá deveria estar o jamaicano Steve Gayle, que foi para a 2. Já o letão Austris Karpinskis acabou invadindo a 1. Resultado: todo mundo foi desclassificado. De acordo com a Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF), essa é a primeira vez que isso acontece em um Campeonato Mundial.
Também nesta manhã, o Brasil participou das eliminatórias dos 60m femininos, mas os resultados não foram bons. Finalista dos 100m no Mundial de Londres, no ano passado, Rosângela Santos pegou uma série forte, terminou em quarto com 7s32, e não avançou para a semifinal. Ela tinha 7s20 como melhor do ano e avançaria com 7s31, apenas.
Já Vitória Rosa, jovem que disputa seu primeiro Mundial Indoor e que fez toda a preparação no Brasil, sem correr contra as melhores do mundo, ficou apenas no quinto lugar de sua série, com 7s39, a 12 centésimos do melhor dela na temporada. No ranking geral, elas ficaram no 24º e no 33º lugares em tempo, respectivamente.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.