Topo

Olhar Olímpico

Flamengo volta à tona no judô e anuncia Sarah Menezes como reforço

Demétrio Vecchioli

02/03/2018 16h16

Exatamente há quatro anos, o Flamengo reunia a imprensa no Rio para anunciar que estava acabando com suas equipes de judô e ginástica artística. Antes, já havia dispensado nadadores como Cesar Cielo. À época, a explicação era de que o departamento de esporte amador operava no prejuízo. Mas os tempos são outros e, nesta sexta-feira, o clube rubro-negro surpreendeu ao anunciar a contratação de Sarah Menezes como grande reforço da sua renovada equipe.

É a primeira vez que Sarah vai defender um clube importante no judô brasileiro. Apesar de propostas de grandes equipes do país, ela nunca aceitou deixar a academia de Expedito Falcão, onde começou a carreira e segue treinando. Nos últimos anos, ela até fez longos períodos de treinamentos em outras bases, como na Sogipa, mas sem nunca deixar de defender o Expedito.

Em novembro, Sarah prometeu "fechar a boca" para voltar ao antigo peso. Relembre.

Ao anunciar a contratação, o Flamengo não deixou claro se ela vai se mudar para o Rio ou continuará treinando em Teresina. "Estou muito feliz em fazer parte da 'Nação Rubro-Negra'. Minha família inteira torce para o Flamengo. Lá em Teresina, a gente se reúne em casa para ver os jogos, todo mundo de camisa, com bandeiras. Família fanática. E agora eu estou muito feliz de ajudar o clube como atleta", disse Sarah, ao site do Flamengo.

De acordo com o próprio Flamengo, a chegada de Sarah inicia um período de contratação de grandes nomes do esporte nacional. Os times de polo aquático e de natação, segundo o Flamengo, também serão reforçados.

Os cofres rubro-negros, afinal, estão cheios. No fim do ano, o Flamengo conseguiu captar R$ 3,6 milhões pela Lei de Incentivo Federal ao Esporte para a primeira fase do "Flamengo Olímpico". A segunda fase está em período de captação aberta e pode arrecadar até R$ 8 milhões.

No passado, até 2013, o Flamengo era uma das forças do judô nacional. Sua última estrela foi Érika Miranda, que deixou o clube naquele ano, junto com nomes da ginástica como Diego e Daniele Hypolito, Sergio Sasaki e Jade Barbosa. Jade já voltou, para uma equipe fortíssima com Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira – os irmãos Hypolito defendem São Bernardo.

Além da ginástica, o Flamengo também equipes fortes no nado sincronizado (rivaliza com o Fluminense), no remo (tem sido derrotado pelo Botafogo) e no polo aquático (foi campeão nacional feminino ano passado e ficou em quinto no masculino, longe, em nível técnico, dos primeiros colocados). Na natação, as melhores revelações dos últimos anos, Luiz Altamir e Jennifer Conceição, foram embora para o Pinheiros, gerando inclusive um forte mal-estar entre os dois clubes.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.