Topo

Olhar Olímpico

Aposentado da natação, T. Pereira vira triatleta e disputará meio Ironman

Demétrio Vecchioli

01/03/2018 18h03

(Harry How/Getty Images)

Um dos maiores nomes da natação brasileira, Thiago Pereira é de novo um atleta. Agora, de triatlo. Aos 32 anos, o agora ex-nadador revelou que está inscrito para disputar sua primeira prova de triatlo. E Thiago vai começar logo pelo Ironman 70.3 de Florianópolis, que terá 1,9 quilômetros de natação, 90,1 quilômetros de ciclismo e 21,1 quilômetros de corrida (uma meia-maratona) para fechar.

Quem acompanha Thiago nas redes sociais notou que, desde o começo do ano, ele tem postado todos os dias fotos e vídeos dele treinando, especialmente em uma clínica de preparação física que costuma atrair nadadores – Nicholas Santos e Leonardo de Deus, entre outros dos comandados pelo técnico Felipe Dominguez.

Presente ao debate entre os candidatos a vice-presidência do COB, quarta, em São Paulo, Thiago saiu mais cedo, sem atender à imprensa, mas confirmou ao Olhar Olímpico que vai disputar o evento Ironman Florianópolis 70.3 no próximo dia 22 de abril. A informação havia sido publicada pelo blog do Coach.

A versão 70.3 de Florianópolis pode ser encarada como a "light" e é chamada de meio Ironman.  Em maio, no mesmo local, acontece outra com o dobro da distância. Ainda assim, ela é bem mais forte do que a versão olímpica do triatlo, que tem 1,5 km de natação (400 metros a menos), 40 km de ciclismo (menos da metade) e 10 km de corrida (também menos que a metade).

Thiago anunciou sua aposentadoria em março do ano passado, depois de ficar sem medalha nos Jogos Olímpicos do Rio. Dono de 23 medalhas dos Jogos Pan-Americanos (recordista absoluto), ele passou a se dedicar a projetos pessoais, aos campings e clínicas de treinamento que levam seu nome, além de palestras. No fim do ano passado, participou da Dança dos Famosos, quadro tradicional do Domingão do Faustão.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.