Topo

Olhar Olímpico

Superliga descarta 'mudar regra' e diz que Tifanny jogará até o fim

Demétrio Vecchioli

16/02/2018 04h00

De nada adiantou a pressão feita por alguns clubes e algumas jogadoras para vetar a participação da oposta Tifanny na Superliga Feminina. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), afinal, agora garante publicamente que não há qualquer possibilidade de mudar as regras para a participação de atletas transexuais, afirmando que não recebeu "nenhum documento oficial" de qualquer clube da Superliga sobre o assunto. Com isso, a jogadora, recordista em pontos em uma mesma partida, poderá continuar defendendo o Vôlei Bauru.

"A Superliga está em andamento e seguirá com as mesmas regras até o fim", garantiu a CBV, após questionamento do Olhar Olímpico. "A CBV segue as diretrizes definidas pelas entidades que gerem a modalidade. Neste momento, segue o que manda o COI e, para as próximas temporadas, irá avaliar no momento adequado para o planejamento", continuou a confederação.

Há exatamente um mês, o UOL Esporte publicou que o desempenho de Tifanny pelo Bauru vinha causando incômodo em jogadoras, que queriam regras mais rígidas para transexuais no vôlei. Entre os argumentos contrários à permissão para a atleta competir estão o fato de ela ter tido a puberdade masculina e, por conta disso, ter memórias óssea e muscular masculinas – ela é uma das atletas mais altas da Superliga Feminina.

Entretanto, para autorizar a participação de Tifanny, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) usou e usa as regras definidas pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) que, por sua vez, utiliza um "consenso" do Comitê Olímpico Internacional (COI). Por esse consenso, a atleta precisa comprovar que mantém há 12 meses os níveis hormonais de uma mulher.

Para saber mais: Prós e contras: entenda o que está em discussão no caso Tifanny

Desde que Tifanny começou a se destacar pelo Bauru (ela só estrou em 10 de dezembro), os debates sobre a legitimidade do seu direito de competir entre as mulheres têm se ampliado. Em meados de janeiro, o COI confirmou ao Olhar Olímpico que deve publicar ainda esse ano uma atualização do seu consenso para que cada federação internacional discuta sua próprias regras, dentro de suas características.

Depois, há pouco mais de 20 dias, a comissão médica da FIVB se reuniu na Suíça e prometeu "um sistema justo e equitativo de competição para todos os atletas", sem apresentar qualquer novidade. Além disso, a FIVB reforçou que cabe a cada confederação decidir as regras de elegibilidade em suas competições nacionais. Em resumo: o COI jogou a "batata-quente" para a FIVB, que a mandou para o colo da CBV que, agora, diz que segue as orientações do COI.

Tifanny é a melhor pontuadora da Superliga Feminina, com uma média de 5,41 pontos por set. Liderado por ela, o time de Bauru é o oitavo colocado, apenas, com seis vitórias e 13 derrotas. O time volta a jogar nesta sexta, às 19h30, contra o Hinode Barueri, na casa do adversário. Será a primeira partida dela contra o time de José Roberto Guimarães. Até o fim da fase de classificação, o Bauru ainda faz outros dois jogos, sempre fora de casa, contra o Renata/Valinhos e o São Cristóvão Saúde/São Caetano. Este último pode ser um confronto direto por uma vaga nas quartas de final.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.