Topo

Olhar Olímpico

Sesi/Franca desiste de contratação e Varejão não deve voltar ao Brasil

Demétrio Vecchioli

10/01/2018 12h19

(Jeff Chiu – jan.2017/AP)

As chances de Anderson Varejão voltar ao Brasil estão cada vez mais reduzidas e, hoje, o mais provável é que o pivô campeão da NBA não se junte ao colega Leandrinho para a disputa da 10ª edição do NBB. O Sesi/Franca considerou fortemente sua contratação, mas já comunicou a Varejão que desistiu da ideia, uma vez que não aceita a cláusula de liberação para o caso de proposta da NBA. Só quer o craque se ele jogar até o fim da temporada, para ajudar a Capital do Basquete a voltar a ser campeã.

As conversas entre Franca e Varejão vinham desde o ano passado, mas as duas partes combinaram de deixar uma reunião definitiva para o início de janeiro. Enquanto isso, o pivô manteve contato constante com o técnico Helinho, de quem chegou a ser colega de time no Franca. Seria uma volta para casa, uma vez que Anderson passou quase quatro anos no clube francano.

Anderson via com bons olhos a oportunidade de jogar de novo em Franca, ainda mais ao lado de Leandrinho e comandado por Helinho, mas nunca escondeu que sua maior vontade era voltar à NBA. Aos 35 anos, ele jogou muito pouco pelo Golden State Warriors na temporada passada, até ser dispensado em fevereiro. Desde então, só voltou a jogar em novembro, pela seleção.

A boa atuação no Rio reacendeu as esperanças do pivô de conseguir novamente uma vaga na NBA. Tanto que, nas conversas com Franca, ele não abriu mão de uma cláusula que o permitisse voltar aos Estados Unidos no primeiro chamado. Foi assim nas duas primeiras voltas de Leandrinho ao Brasil, no Pinheiros e no Flamengo, por exemplo.

Financiado pelo Sesi e pelo Magazine Luiza, que definem as contratações junto com a diretoria do clube, o Franca sonha alto nessa temporada. Sem ser campeão brasileiro desde 1999 e longe das finais desde 2011 (nos dois casos, jejum recorde), o Franca não quer outra coisa senão o título e entendeu que não poderia correr o risco de perder um craque na reta final do campeonato. Além disso, as atuações de Jefferson e Mineiro têm agradado.

Com a desistência de Franca, a chance de Varejão jogar no Brasil fica reduzida principalmente porque o período de inscrições para o NBB termina já na quinta-feira da semana que vem, dia 18. O Flamengo chegou a demostrar interesse, mas já teria retirado a oferta.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.