Topo

Olhar Olímpico

Joanna anuncia que não fica após Unisanta acertar com cartola que foi preso

Demétrio Vecchioli

10/01/2018 11h14

Recordista brasileira em mais de uma dezena de provas, Joanna Maranhão avisou a direção da Unisanta que não vai renovar seu contrato, que venceu no fim do ano. A decisão foi tomada depois que o clube, ligado à Universidade Santa Cecília, de Santos, acertou a contratação de Ricardo de Moura, ex-dirigente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) que ficou dois meses e meio preso no primeiro semestre do ano passado. Para ela, a permanência na Unisanta se tornou "incompatível" e a atitude foi tomada por "questões morais".

Ricardo, que era o homem-forte da confederação nos últimos e cuidava do seu dia-a-dia enquanto a condição física e mental de Coaracy Nunes ia ficando mais fraca, era criticado por fechar as portas na CBDA para seus desafetos. E Joanna Maranhão é o caso mais conhecido. Era Ricardo quem controlava convocações, patrocínios e até mesmo indicações para o Bolsa Pódio, o que a nadadora só foi conseguir quando ele deixou a confederação, preso.

Na terça, o Olhar Olímpico revelou a chegada de Ricardo, réu na Justiça Federal, à Unisanta. Desde novembro ele é visto no clube, mas o grupo liderado por Marcelo Teixeira, ex-presidente do Santos, sempre negou sua contratação. E continuou agindo assim mesmo depois de Ricardo de Moura participar de uma reunião da Federação Aquática Paulista (FPA), em Santos, representando a Unisanta.

Oficialmente, a Unisanta diz apenas que "Ele (Ricardo) não faz parte dos quadros da Unisanta". Não comentou sobre o fato de ele representar o clube em uma reunião oficial, nem o fato de os atletas terem sido informados de sua chegada.

Depois de comunicada da decisão de Joanna, a Unisanta chegou a insistir para que ela permanecesse, mas não houve acordo. A nadadora tem treinado apenas nos intervalos de gravação do Dancing Brasil, reality show de dança comandado pela apresentadora Xuxa que estreia na semana que vem na Record. Aos 30 anos, Joanna agora vai procurar um novo clube. Até 2016, ela defendeu as cores do Pinheiros.

Confira o comunicado de Joanna Maranhão no Instagram:

Venho por meio desta comunicar meu desligamento da equipe do Unisanta que durante a temporada de 2017 me adaptei a um novo trabalho, obtive melhora de marcas, fiz amigos e trabalhei com os melhores profissionais.

Por questões morais, acabei me tornando por consequência do meus posicionamentos, referência de ética enquanto atleta e, é o que faz sentido pra mim e me traz sensação de dever cumprido ao final de uma prova.

Apesar de não me caber fazer qualquer tipo de julgamento, considero impossivel e inviável minha permanência na equipe.

Ao Dr.Marcelo Teixeira e demais profissionais meu muito obrigada.


Sigo agora em busca de um novo clube para dar continuidade ao meu trabalho.


Joanna Maranhão

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.