Japonês é suspenso por 8 anos por 'batizar' bebida de rival com doping

Suzuki, à esquerda, de preto e a vítima, à direita.
O usual no esporte é um atleta consumir substâncias dopantes para ter ganho de performance e, assim, se aproximar dos objetivos traçados. Mas o japonês Yasuhiro Suzuki resolveu inovar. Ele batizou uma bebida de um rival com uma substância proibida, para que o adversário fosse flagrado em exame antidoping e suspenso, abrindo vaga para ele nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
O caso foi revelado nesta terça-feira pela Jada, que é agência antidoping do Japão. De acordo com a agência de notícias Kyodo, a Federação de Canoagem do Japão também vai recomendar, em um encontro agendado para maio, que Suzuki, de 32 anos, seja banido do esporte de forma permanente.
O caso aconteceu no Campeonato Japonês de Canoagem Velocidade. Suzuki competiu nas provas de canoa e teve, como um dos seus rivais, o jovem Seiji Komatsu, de 25 anos. Juntos, eles fizeram parte da seleção do Japão que participou do Mundial do ano passado, na República Tcheca.
O Japão não tem tradição na canoagem velocidade, sendo que a China e os países da antiga União Soviética costumam ficar com as vagas regionais. Mas, por competir em casa em 2020, terá mais participantes na Olimpíada. Isso acirrou a rivalidade entre os canoístas locais a ponto de Suzuki fazer o que fez.
Ele não só sabotou a bebida de Komatsu, mas tentou fazer o mesmo com outros rivais, sem sucesso. Quando a federação investigou o caso e descobriu a culpa de Suzuki, ele admitiu o crime e disse que estava sob pressão com tantos jovens atletas crescendo e roubando seu lugar.
De acordo com a agência antidoping, essa é a primeira vez que um atleta é flagrado em exame antidoping por deliberada contaminação. Komatsu chegou a ser preventivamente suspenso, mas a federação aceitou revolver os resultados alcançados por ele no torneio.
Diretor da federação de canoagem, Toshihiko Furuya pediu desculpas pelo incidente, que mancha a imagem do esporte japonês. "É uma perda significativa para o povo japonês, que levou anos construindo a esportividade como virtude", afirmou, sempre de acordo com o Kyodo.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.