Topo

Olhar Olímpico

Maia, Raí e Derly se reúnem e Câmara terá dia para mudar leis do esporte

Demétrio Vecchioli

09/11/2017 19h20

(foto: divulgação/Atletas pelo Brasil)

Uma reunião de Rodrigo Maia (DEM) com algumas personalidades do esporte definiu, nesta quinta-feira (9), que a Câmara dos Deputados terá um "dia do esporte" até o fim do ano, no qual somente serão debatidas pautas relacionadas à legislação esportiva.

O presidente da Câmara se encontrou com membros do grupo Atletas pelo Brasil, como Raí, Mauro Silva, Magic Paula, André Domingos, Ricardo Vidal, André Veras, Kelly Santos, Luisa Parente, Pipoka, Rui Campos, Mario Tranquillini, Ricardo Acciolly e Cassio Leandro. Também esteve presente o ex-judoca João Derly, que agora atua como deputado federal pelo REDE, do Rio Grande do Sul.

"Hoje, viemos defender o legado e o esporte brasileiros para os próximos anos. Vivemos um momento significativo para o setor, um momento de ruptura com os antigos padrões. É a hora de conquistarmos o esporte que queremos e acreditamos", afirmou Raí Oliveira, presidente da organização.

Seis projetos de lei devem ser discutidos no total, sendo quatro do próprio João Derly. O mais importante deles alteraria a alíquota do imposto de renda, de modo que 3% do valor colhido de empresas seria destinado ao esporte – a alíquota atual é de 1%.

Se esta legislação for aprovada, tornará a Lei de Incentivo ao Esporte mais próxima da Lei Rouanet, que permite abatimento de 4%. Trata-se de uma demanda antiga do setor esportivo nacional.

Outros três projetos de João Derly também devem ser discutidos no "dia do esporte". Um deles envolve a previdência para atletas paralímpicos; outro propõe a isenção de tributos para a aquisição de equipamentos esportivos importados do exterior, que existia até o ano passado, mas foi derrubada.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.