Topo

Olhar Olímpico

Renato Silva é suspenso novamente por doping e pode ser banido do futebol

Demétrio Vecchioli

19/10/2017 12h00

Crédito: Vinicius Castro – 20.nov.2013/UOL Esporte

Quarenta dias depois de o Olhar Olímpico revelar a existência de uma lista sigilosa de jogadores de futebol que infringiram as regras antidoping somente este ano, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), resolveu mudar de postura e tornou pública uma longa lista com nomes de atletas e as substâncias encontradas em seus exames. No total, são 47 atletas, de diferentes modalidades, que cumprem suspensão provisória e aguardam julgamento no novo TJDAD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem), criado este ano.

Desses, 17 são jogadores de futebol suspensos de forma provisória. Alguns deles, conhecidos do grande público, com destaque para Renato Silva. A lista da ABCD não informa, mas o zagueiro de 34 anos foi flagrado em exame antidoping em 15 de março, numa partida da Copa do Brasil entre o Boavista, time do Rio que ele defendeu no primeiro semestre, e o Sport. Os pernambucanos venceram por 1 a 0 e avançaram de fase.

Renato ainda jogaria no Boavista até o início de abril, até acabar a participação da equipe de Saquarema no Campeonato Carioca. Depois, foi dispensado e não continuou no clube para a disputa da Série D. Até o fim do mês passado, pelo menos, não aparecia registrado em nenhum outro clube.

O blog, que publicou em setembro sobre 13 casos de doping no futebol brasileiro, sabia desde setembro que Renato Silva é o 14º caso, mas não havia noticiado isso porque não conseguia contato com o zagueiro. Procurada no mês passado, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Fferj) não havia sido informada da situação, enquanto o Boavista se negou a comentar o assunto, tanto via assessoria de imprensa como por intermédio de seu diretor de futebol, que deixou de atender as ligações da reportagem quando soube do tema da matéria.

Renato Silva foi flagrado no exame antidoping por três substâncias, que aparecem listadas em inglês pela ABCD: dimethybutylamine, ostarine e ibutamoren, presentes em suplementos alimentares proibidos. A suspensão dele é provisória e ainda não há data anunciada para o julgamento.

Se confirmada a suspensão, deverá ser o fim da carreira do zagueiro, que é reincidente –  a legislação internacional é dura em casos de reincidência, orientando para o banimento do atleta.. Em 2007, exatamente 10 anos antes desse caso, Renato Silva, então no Fluminense, foi flagrado em exame antidoping pelo uso de  THC (tetrahidrocanabinol), o princípio ativo da maconha. À época, foi suspenso por apenas 120 dias.

O zagueiro, que começou no Goiás, é um dos poucos jogadores do futebol brasileiro que defendeu todos os quatro grandes do Rio: primeiro o Flamengo, depois o Fluminense e, na sequência, o Botafogo, onde viveu a melhor fase da carreira. Ele ainda passou pelo São Paulo antes de voltar ao Rio, para o Vasco, onde jogou até 2013. Depois, rodou por clubes menores, como Santa Cruz, Brasiliense e Metropolitano.

Outros casos – Em setembro, o Olhar Olímpico já havia revelado que o volante Carlos Alberto, ex-Corinthians, foi flagrado em exame antidoping depois de perder o pênalti do Brusque que permitiu ao seu ex-clube avançar na Copa do Brasil. Também noticiou que um dos jogadores suspensos é zagueiro do Corinthians, Rafael Castro, e que o volante Somália, ex-Botafogo, havia sido flagrado no doping em novembro passado, mas continuava jogando, sem suspensão.

Naquela série de reportagens, o UOL revelou em primeira mão 13 jogadores flagrados em exame antidoping. A lista, confirmada agora, ainda tinha Gabriel Barbato (Batatais), Bruno Bertucci (Atibaia, ex-Corinthians), Reniê (Santo André), Magno Alves (Linense), Daniel Simões (Catanduvense), Jorge Mauá (Juventus, duas vezes) e Marcos Vinicius dos Santos Rosa (São José FC), todos flagrados durante o Paulistão.

Também foram flagrados durante o primeiro semestre o goleiro Fernando Junior (jogou o Campeonato Gaúcho pelo Passo Fundo) e o zagueiro Luis Gustavo Pereira, do Guarani de Juazeiro.

A lista à qual o blog teve acesso em setembro foi completada com outros dois nomes: o atacante Eliandro, que joga a Série B pelo Guarani e entrou em campo pela última vez há 10 dias, e o meia Ramón Rodrigues, ex-Grêmio e Coritiba, que também esteve na Série B, mas pelo Boa.

De acordo com a ABCD, há atualmente no Brasil apenas cinco jogadores de futebol suspensos por doping após julgamento. O caso mais conhecido é do zagueiro Leandro Alvares Cardoso, do CSA. Somam-se a ele os irmãos gêmeos Mario e Matheus Augusto Destro, que atuavam no São Carlos, time do interior de São Paulo, o lateral Medina, ex-União Barbarense, e Wagner Peres, meia que defendia Água Santa.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.