Topo

Olhar Olímpico

Ministério lamenta corte de recursos e defende reforma do Bolsa Atleta

Demétrio Vecchioli

17/10/2017 18h54

Enquanto o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, recebia Paulo Wanderley, tratado em sua agenda erroneamente como presidente "interino" do Comitê Olímpico Brasileiro (na verdade, o comitê é "do Brasil" e ele não é mais apenas interino), representantes da pasta e da entidade participavam, na Câmara dos Deputados, de uma audiência que discutiu o Bolsa Atleta. O orçamento proposto pelo presidente Michel Temer para o ano que vem prevê um corte da verba pela metade, o que inviabilizaria completamente o Bolsa Atleta como ele é hoje. A divulgação desses números pelo Olhar Olímpico motivou a Comissão do Esporte da Câmara a marcar essa audiência.

Representante de Picciani na audiência, o secretário nacional de Alto Rendimento Rogério Sampaio foi o primeiro a falar e deixou claro como pensa o ministério. "É um programa que necessita de uma revisão, de algumas correções. Temos uma necessidade de fazer com que o programa atenda cada vez mais os atletas pelo seu desempenho competitivo, talvez diminuindo um pouco a base para que possamos fazer as correções de valores, fato que não ocorre há muitos anos", comentou – em agora, o Olhar Olímpico lembrou que o Bolsa Atleta completará oito anos sem reajustar os benefícios.

O problema é que, por enquanto, o dinheiro previsto para o ano que vem não dá para fazer reformas. Apenas, para cortar na carne. O Ministério do Esporte sabe disso e estaria agindo nos bastidores da Câmara para convencer os deputados a aumentarem a verba disponível não só para este programa, mas para o funcionamento da pasta como um todo, que pode perder quase 90% dos seus recursos.

"Ficamos mais preocupados ainda com o orçamento que foi apresentado à Câmara, cortando o recurso do Bolsa Atleta. O Picciani vem trabalhando na Câmara para que esse valor seja aumentado. É um momento preocupante.
É o momento de, dentro do orçamento de 2018, o congresso fazer as escolhas devidas, enxergar o Bolsa Atleta como fundamental", completou Rogério Sampaio.

O secretário lembrou que, por lei, 15% dos recursos do programa são reservados a modalidades que não fazem parte do programa olímpico. Assim, tirar do Bolsa Atleta esportes como orientação, levantamento terra e boliche, não faz parte dos planos. Nosso objetivo não é cortar, é fazer com que o Bolsa Atleta, através do grupo de trabalho que está sendo criado, possa ser mais bem qualificado. Fazer com que o programa contribua cada vez mais com o desenvolvimento do esporte brasileiro. A palavra é qualificação e não corte. Nosso objetivo é qualificar", assegurou.

COB – Ao mesmo tempo, Picciani recebia Paulo Wanderley, presidente do COB. O teor da conversa foi divulgado pela assessoria de imprensa do Ministério.

"Foi um encontro na intenção de uma aproximação com o ministério e para me apresentar como presidente de forma definitiva até 2020. Também vim trazer algumas informações a respeito de ações que nós estamos fazendo com relação à nossa assembleia geral extraordinária, que foi realizada recentemente, onde foi eleita uma comissão de reavaliação estatutária", explicou Paulo Wanderley. "Vim informá-lo também em relação a contatos que tivemos com o Comitê Olímpico Internacional", acrescentou.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.