Com ouro de Nuzman, seria possível produzir medalhas para 3 Olimpíadas
As 16 barras de ouro, de um quilo cada uma, que Carlos Arthur Nuzman guardava na Suíça e só declarou à Receita Federal depois de se tornar alvo de operação do Ministério Público Federal do Rio (MPF-RJ), resolveriam o problema das medalhas olímpicas de verão até 2028. Com elas, seria possível produzir mais de 2.600 medalhas de ouro dos Jogos de Verão.
"Enquanto os medalhistas olímpicos sonhavam com as medalhas de ouro, os dirigentes guardavam o ouro na Suíça", criticou, a procuradora da República Fabiana Schneider, nesta quinta, no Rio, em entrevista coletiva na qual os procuradores falaram sobre os indícios de lavagem de dinheiro (leia aqui), a compra de votos para a eleição olímpica (aqui) e as ligações com o grupo de Sergio Cabral (aqui).
Nuzman é membro honorário do Comitê Olímpico Internacional (COI), que determina que cada medalha de ouro precisa ter cerca de seis gramas do material nobre. As produzidas para a Rio-2016, por exemplo, pesavam cerca de 500 gramas. Mas apenas 1,34% de sua composição era de ouro, de acordo com a Casa da Moeda. Elas eram na verdade feitas principalmente de prata (92,5%), mas também levavam mais de 6% de cobre.
Para os Jogos Olímpicos do Rio (sem considerar os Paraolímpicos), foram encomendadas 2.488 medalhas, sendo 812 de ouro. Ou seja: para este evento foram consumidos aproximadamente 4,872 kg do material.
Ainda que nos Jogos de Tóquio já esteja programado um aumento no número de medalhas distribuídas, com a inclusão de cinco modalidades novas (caratê, escalada, surfe, skate e beisebol/softbol), além de diversas novas provas, como o basquete 3×3 e o BMX freestyle, ainda assim o número de medalhas não deve passar de 850.
Considerando que para Paris-2024 e Los Angeles-2028 seja mantida a quantidade de provas, ainda assim o ouro de Nuzman daria e sobraria para todas as medalhas de ouro. Afinal, ela serve para 2.666 medalhas.
Leia também:
PF prende Nuzman e seu braço direito; MPF fala em enriquecimento de 457%
Investigação contra Nuzman começou na França após denúncia de doping
Procuradora diz que e-mails revelam propina para grupo "nossos amigos"
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.