Topo

Olhar Olímpico

COI admite tomar medidas contra Nuzman após dirigente ser preso

Demétrio Vecchioli

05/10/2017 09h36

A Comissão de Ética do Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou nesta quinta-feira, logo após a prisão de Carlos Arthur Nuzman, que está acompanhando de perto o caso que envolve um dos membros da entidade internacional. E admitiu, em nota, que pode impor punições ao brasileiro, que preside o Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016.

"O COI está ciente da prisão do senhor Carlos Nuzman, membro honorário do COI, pelas autoridades brasileiras. O Chefe da Comissão de de Ética e Compliance pediu às autoridades brasileiras mais informações para proceder com as investigações do COI e ofereceu a total cooperação do COI", diz a nota. No caso, o novo presidente da comissão é o sul-coreano Ban Ki-moon, ex-secretário-geral da ONU.

O comunicado continua dizendo que as atividades da comissão se iniciaram imediatamente depois que as denúncias foram feitas e as investigações iniciadas – ou seja, há um mês. "Dados os novos fatos, a comissão de ética do COI pode considerar tomar medidas preventivas, embora respeite o direito de Nuzman de ser ouvido", continua a entidade, que reforça que "a presunção de inocência" prevalece.

Leia também:
PF prende Nuzman e seu braço direito; MPF fala em enriquecimento de 457%
Investigação contra Nuzman começou na França após denúncia de doping
Procuradora diz que e-mails revelam propina para grupo "nossos amigos"

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.