Topo

Olhar Olímpico

Sem solução para teto, Velódromo do Rio receberá seu 1º Mundial em 2018

Demétrio Vecchioli

19/09/2017 14h31

(Getty Images/Getty Images)

Acostumado a ser destaque no site da União Ciclística Internacional (UCI) pelos casos de doping, o ciclismo brasileiro enfim agora aparece lá por uma boa notícia. O Mundial Paraolímpico de Ciclismo de Pista de 2018 será disputado no Velódromo Olímpico do Rio. Claro que, se até lá, o Ministério do Esporte e a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) resolverem o problema do teto, atingido por um incêndio em julho.

O presidente da AGLO, Paulo Márcio, chegou a afirmar em audiência pública da Câmara dos Deputados que o velódromo receberia o Mundial Júnior deste ano, enquanto o Ministério do Esporte defendia que o local fosse palco de uma das etapas da Copa do Mundo de Ciclismo de Pista. Mas ninguém apresentou propostas e o Rio ficou fora do calendário da modalidade.

Dois anos depois da Rio-2016, porém, o legado enfim será usado para uma competição internacional. Em nota no seu site nesta terça-feira, a UCI citou o fato de ser a primeira entidade internacional a organizar um Mundial em um dos palcos da última Olimpíada.

O Ministério do Esporte ainda não se pronunciou sobre o fato. Como mostrou o Olhar Olímpico mais cedo, a pasta terá um orçamento reduzidíssimo no ano que vem e este tipo de competição costuma demandar convênios com o governo federal. Além disso, há a necessidade de consertar o teto do velódromo, que não era protegido por seguro quando um balão caiu lá em julho.

Por enquanto, a AGLO contratou uma empresa especializada em içamentos para cobrir o buraco no teto do velódromo com uma lona. Mas a própria contratada admite que o serviço é paliativo.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.