Topo

Olhar Olímpico

Isaquias vai à semi do Mundial, vira pai e dá ao filho nome do maior rival

Demétrio Vecchioli

25/08/2017 11h59

(Reprodução/Instragram)

O dia foi agitado para Isaquias Queiroz. Disputando o Mundial de Canoagem Velocidade em Racice, na República Checa, ele precisou acompanhar à distância o nascimento do seu primeiro filho. O garoto, fruto do seu relacionamento com Laina Guimarães, ganhou o nome do maior rival do pai: Sebastian, como o alemão Sebastian Brendel, dono de três ouros olímpicos e, por enquanto, de outros seis em Mundiais.

"Sacanagem. Eu falei pra vocês me esperar. Já vi que eu não tenho autoridade. Boa sorte, amorzinho. Te amo muito, minha vida. Muito ansioso pra ver vocês ", escreveu Isaquias no Istagram, ao compartilhar uma foto da esposa na maca do hospital, antes de dar à luz. Depois, ele publicou uma foto do pequeno Sebastian, ao lado da mãe, e já com o cabelo moicano igual ao dele.

Foi pouco depois do nascimento de Sebastian que Isaquias e Erlon Oliveira participaram das eliminatórias dos C2 1.000m. Medalhistas de prata no Rio, eles ficaram apenas no quinto lugar da bateria e terão que remar a semifinal no sábado à tarde.

Pelos critérios da modalidade, só a primeira canoa de cada uma das três baterias eliminatórias avançaria direto para a final. Mas os brasileiros, que estavam em terceiro após 750 metros, optaram por diminuir o ritmo e se contentar com uma vaga na semifinal. Por isso, eles voltam à raia no sábado, às 10s27 (pelo horário de Brasília), para aí sim conseguir um lugar, que será no domingo.

Antes, no sábado de manhã (6h08 no Brasilia), Isaquias vai em busca de sua primeira medalha em Mundiais na prova mais clássica da canoagem velocidade, o C1 1.000m, na qual ele também foi prata na Olimpíada. Seu grande adversário pelo título será exatamente Brendel, atual bicampeão mundial e olímpico.

O brasileiro conseguiu vaga na final com a melhor marca das semifinais, depois de, nas eliminatórias, fazer o segundo melhor tempo entre todos os competidores, mas não conseguir classificação direta por ter sido segundo de sua bateria.

 

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.