Topo

Olhar Olímpico

Sul-africano supera marca de Bolt e bate recorde mundial no atletismo

Demétrio Vecchioli

28/06/2017 17h20


Usain Bolt fez, nesta quarta-feira, uma de suas últimas provas na carreira. Em Ostrava, na República Checa, venceu os 100m com o tempo de 10s06, mas teve seu resultado ofuscado pela quebra de um recorde mundial. Candidato fortíssimo ao posto de novo astro do atletismo, o sul-africano Wayde Van Niekerk fez o melhor tempo da história nos 300m, novamente tirando Michael Johnson do topo do ranking.

Mas aí o leitor pode dizer: "Mas eu nem sabia que exista uma prova de 300 metros no atletismo". Pois é. Existe, como poderia existir uma de 350m, ou de 310m, ou de 365m. No caso dos 300m, a prova historicamente é agendada quando há interesse por parte de organizadores de colocar para competir atletas de provas de velocidade 100m e 200m contra os especialistas em 400m. O levantamento das melhores marcas é feito por sites especializados, como o Alltime Athletics, não pela federação internacional (IAAF).

Assim, o antigo recorde era do norte-americano Michael Johnson, que correu os 300m em 30s85 em Pretoria, na África do Sul, em 2000. Mas, como a cidade fica em altitude, esse recorde vinha com asterisco. Há quem entendesse que o recordista mundial era Usain Bolt, que correu em 30s97 também em Ostrava, em 2010. Wayde van Niekerk, que já havia corrido em 31s03 no ano passado, na Jamaica, desta vez obteve 30s81.

É o segundo recorde mundial batido por Van Niekerk, de 24 anos, em menos de 12 meses. Em agosto do ano passado, no Rio, ele se tornou campeão olímpico dos 400m rasos superando em 0s15 uma marca que parecia imbatível de Michael Johnson, com 43s03. O resultado foi mais relevante do atletismo nos Jogos do Rio, sendo só ofuscado pela despedida olímpica de Bolt.

Agora, com o jamaicano se aposentando das pistas no Mundial de Londres, Van Niekerk é um dos favoritos a assumir o posto de maior nome do atletismo. Não à toa. Em um ano, deixou para trás dois recordes de Michael Johnson, que até o surgimento de Bolt era o grande astro da modalidade.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.