Topo

Olhar Olímpico

Aos 40 anos, Falcão aproveita saída de técnico e anuncia volta à seleção de futsal

Demétrio Vecchioli

28/06/2017 16h56

AFP

Três meses de fazer sua "pré-despedida" da seleção brasileira de futsal, Falcão está de volta. Ou melhor: não está mais aposentado. Nesta quarta-feira, o craque de 40 anos anunciou que, com a saída do técnico PC Oliveira, ele pode voltar a ser convocado para defender o Brasil.

Em março, num amistoso contra a Colômbia na Arena Jeunesse (antiga HSBC Arena), Falcão fez o que disse que seria sua última partida "oficial" pela seleção, a última como convocado. A partir dali, só jogaria mais uma vez com a camisa do Brasil, em um jogo festivo no segundo semestre.

Nesta quarta-feira, porém, Falcão contou que na verdade só se aposentaria da seleção porque não estava mais nos planos do técnico PC Oliveira. Como o treinador não vai continuar no cargo, o craque do Magnus Futsal, de Sorocaba (SP), está novamente à disposição de quem assumir o comando do Brasil.

"Fui procurado pela CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) e eles me perguntaram se eu voltaria, pois o futsal ainda precisava de mim, principalmente em busca de novos patrocinadores, em relação ao apelo de TV  e também podendo já ajudar em algumas decisões. Eu jamais negaria ajuda ou viraria cara para meu esporte", postou no Instagram.

O craque fez questão de frisar que o retorno à seleção não está relacionado a interesses financeiros próprios, uma vez que os eventos que faz fora do país são financeiramente mais interessantes. "Mas tenho consciência da minha importância ainda para o resgate da seleção de futsal e farei o possível pra ajudar", escreveu, sem determinar "até quando" vai jogar.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.