PUBLICIDADE
Topo

Olhar Olímpico

Stand up paddle é canoagem ou é surfe? Corte internacional vai decidir

Demétrio Vecchioli

17/06/2017 04h00

Copa do Mundo de Stand Up Paddle

Se tem pá, é canoagem (ou remo). Se tem prancha, é surfe. E quanto tem as duas coisas juntas, é o que? Essa é a grande briga em torno do stand up paddle, modalidade em que os praticantes ficam em pé em cima de uma prancha e se usam um remo de pá larga para se locomoverem.

Só que a polêmica, que parece de botequim, na verdade envolve poder. É que na hierarquia da administração do esporte não há como a mesma modalidade ficar sob a custódia de duas federações internacionais distintas e criar uma nova atrasaria em muito tempo a entrada da modalidade no programa olímpico.

Tanto a Federação Internacional de Canoagem (ICF) quanto a Federação Internacional de Surfe (ISA) reivindicam para si o controle do stand up paddle, o SUP, dentro do movimento olímpico. O Comitê Olímpico Internacional (COI) não quis se meter no assunto e, por isso, quem vai resolver a questão será a Corte Arbitral do Esporte (CAS), localizada em Lausanne, na Suíça.

"Tendo a ISA como guia por muitos anos, tanto o SUP surfing (em ondas) quanto o SUP racing (corrida em águas abertas) cresceram em popularidade e profissionalismo, se tornando um dos esportes que mais crescem no mundo", comentou a federação de surfe, que tem como vice-presidente da comissão de atletas o atual campeão mundial de stand up paddle racing.

Ao mesmo tempo, porém, a ICF também realiza competições internacionais de SUP racing, inclusive Copas do Mundo. A CAS ainda não deu um prazo para uma decisão final.

 

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.