Stand up paddle é canoagem ou é surfe? Corte internacional vai decidir
Se tem pá, é canoagem (ou remo). Se tem prancha, é surfe. E quanto tem as duas coisas juntas, é o que? Essa é a grande briga em torno do stand up paddle, modalidade em que os praticantes ficam em pé em cima de uma prancha e se usam um remo de pá larga para se locomoverem.
Só que a polêmica, que parece de botequim, na verdade envolve poder. É que na hierarquia da administração do esporte não há como a mesma modalidade ficar sob a custódia de duas federações internacionais distintas e criar uma nova atrasaria em muito tempo a entrada da modalidade no programa olímpico.
Tanto a Federação Internacional de Canoagem (ICF) quanto a Federação Internacional de Surfe (ISA) reivindicam para si o controle do stand up paddle, o SUP, dentro do movimento olímpico. O Comitê Olímpico Internacional (COI) não quis se meter no assunto e, por isso, quem vai resolver a questão será a Corte Arbitral do Esporte (CAS), localizada em Lausanne, na Suíça.
"Tendo a ISA como guia por muitos anos, tanto o SUP surfing (em ondas) quanto o SUP racing (corrida em águas abertas) cresceram em popularidade e profissionalismo, se tornando um dos esportes que mais crescem no mundo", comentou a federação de surfe, que tem como vice-presidente da comissão de atletas o atual campeão mundial de stand up paddle racing.
Ao mesmo tempo, porém, a ICF também realiza competições internacionais de SUP racing, inclusive Copas do Mundo. A CAS ainda não deu um prazo para uma decisão final.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.