Topo

Olhar Olímpico

Algoz no Ibirapuera, espanhol deve assumir seleção feminina de handebol

Demétrio Vecchioli

07/06/2017 16h51

(Jeff Gross/Getty Images)

Um semestre depois do último jogo sob o comando de Morten Soubak, a seleção brasileira feminina de handebol está muito perto de ter um novo treinador. O espanhol  Jorge Dueñas foi o escolhido pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e está vindo ao Brasil para acertar os últimos detalhes, assinar contrato e conhecer melhor suas próximas comandadas.

A informação foi inicialmente publicada pelo GloboEsporte.com e confirmada pelo Olhar Olímpico. Em nota, a CBHb disse que o técnico estará no Brasil durante o Torneio Quatro Nações para "acertar detalhes". A competição amistosa, em São Bernardo do Campo, vai de sexta-feira até domingo. Lá, a seleção jogará contra três equipes que, em teoria, são muito mais fracas: Chile, República Dominicana e Portugal.

No Quatro Nações, a seleção ainda será comandada pelo interino Sérgio Luiz Graciano, que também comandará a equipe no Campeonato Pan-Americano, classificatório para o Mundial, de 18 a 25 de junho, na Argentina. Dueñas só vai assumir a equipe após o Pan, porque ainda tem compromisso com a seleção júnior da Espanha até agosto. Ainda assim, vai aproveitar o torneio em São Bernardo para ter um primeiro contato com o elenco.

Dueñas era o técnico da Espanha no Mundial de 2011, disputado em São Paulo, quando a seleção brasileira foi eliminada exatamente pelas espanholas, nas quartas de final. Sob o comando de Dueñas, a Espanha ganhou o bronze naquele Mundial, e, depois, também nos Jogos Olímpicos de Londres.

Será do espanhol a função de comandar uma renovação na seleção feminina, possivelmente menor do que a esperada após uma frustrante campanha na Olimpíada do Rio. Por enquanto, só anunciaram aposentadoria as pivôs Dani Piedade e Dara. Alexandra sofreu lesão grave e não tem expectativa de alongar por mais muito tempo a carreira. Mas outras figuras importantes, como Bárbara, Ana Paula, Duda e Deonise, seguem à disposição.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.