Topo

Olhar Olímpico

Deputados cancelam ida à Rússia, mas mantêm outra viagem polêmica

Demétrio Vecchioli

11/05/2017 11h49

Deputado Goulart (Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados)

Nota atualizada às 20h12*

A ampla repercussão da notícia postada no blog na semana passada fez a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados voltar atrás da decisão de levar deputados para a Rússia. A viagem havia sido aprovada sobre o pretexto de aprender com a organização da Copa das Confederações, visando futuros megaeventos no Brasil. Isso depois de o país, em 10 anos, realizar Jogos Pan-Americanos, Jogos Olímpicos, Jogos Paralímpicos, Copa do Mundo e Copa das Confederações.

Nesta quinta-feira de manhã, o deputado Goulart (PSD-SP) enviou comunicado ao Olhar Olímpico informando que requereu o cancelamento da viagem que ele havia proposto. Os deputados Fábio Mitidieri (PSD-SE) e Roberto Góes (PDT-AP) assinaram o requerimento como coautores.

Após esta postagem de hoje novamente ganhar repercussão, Goulart enviou outra nota ao blog, à noite, para afirmar que também estava retirando sua subscrição de outro requerimento, que, aprovado, determinou que os deputados irão a Atenas, Londres e Barcelona conhecer o legado olímpico dessas cidades. O detalhe é que os deputados já foram à Inglaterra e à Espanha pelos mesmos argumentos em setembro de 2015. O requerimento foi assinado por Mitidieri e continua constando como aprovado.

Confira a primeira nota divulgada pela assessoria de imprensa de Goulart:

Em virtude da repercussão do requerimento (REQ) 166/2017, protocolado junto à Comissão Permanente do Esporte (CESPO) da Câmara dos Deputados em Brasília, no qual se solicita providências para a realização de visita às cidades sedes da Copa das Confederações 2017, Moscou e São Petersburgo, na Rússia, a assessoria de imprensa do deputado Goulart (PSD-SP) informa que o parlamentar solicitou que o referido requerimento seja tornado sem efeito. O deputado Goulart esclarece ainda que uma eventual viagem ao país-sede do evento será feita exclusivamente com recursos próprios e durante o recesso parlamentar.

Confira a segunda nota divulgada pela assessoria de imprensa de Goulart:

A assessoria de imprensa do deputado Goulart (PSD-SP) informa que Goulart solicitou ao presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados a retirada da subscrição dele ao requerimento REQ 155/17. O deputado reitera, como na nota anterior, que reviu a decisão de integrar missões parlamentares para visitar antigas sedes olímpicas e da Copa das Confederações. Além disso, o deputado esclarece que, se as fizer, será com recursos próprios e durante o recesso parlamentar.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.