Topo

Olhar Olímpico

Deputados irão a Barcelona rever legado olímpico 18 meses apos última viagem

Demétrio Vecchioli

01/05/2017 13h54

Fábio Mitidieri (PSD-SE) é o autor de um requerimento que vai permitir aos deputados visitarem as duas cidades

Dezoito meses após visitar as cidades de Londres e Barcelona sob o pretexto de conhecer o legado olímpico de lá, o 3º vice-presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, Fábio Mitidieri (PSD-SE), é o autor de um requerimento que vai permitir aos deputados visitarem as duas cidades novamente. Ele inicialmente apresentou a proposta de visitar apenas a cidade de Atenas, aprovada pela Comissão, mas a lista de cidades acabou sendo ampliada sem explicação.

A aprovação da viagem foi inicialmente publicada pela coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo. De fato, ela consta no "Resultado da Reunião Ordinária em 27/04/2017", documento disponível no site da Câmara e reproduzido abaixo. Também aparece na página destinada ao requerimento no mesmo site.

O problema é que, acessando os vídeos da sessão ordinária da última quinta-feira, é possível observar que não foi isso que foi discutido. Mitidieri , que presidia a Comissão, havia deixado sua cadeira para o deputado Antonio Goulart (PSD-SP) para que seus requerimentos fossem votados.

Convidado a defender o requerimento, Mitidieri disse: "No ano passado essa comissão fez uma visita ao legado dos Jogos de Barcelona e de Londres e lá a gente pôde ver uma realidade diferente do que encontramos no Brasil. Até porque o único país que passou por situação idêntica a nossa de crise durante os Jogos foi a Grécia. A gente quer fazer essa visita para entender como Atenas solucionou o problema do seu legado".

Goulart então pediu para subscrever o requerimento (também assinar como autor) e colocou-o em votação, pedindo que os deputados que estivessem de acordo ficassem sentados e os contrários se levantassem. Ninguém se opôs, aprovando o requerimento. Os vídeos podem ser acessador neste link. São três, de Goulart, Mitidieri e Goulart, a partir das 10h39s55. Juntos, somam pouco mais de três minutos.

Entre 12 e 19 de setembro de 2015, Mitidieri e o deputa­do Hiran Gonçal­ves (PP-RR) estiveram em Londres e Barcelona, após a mesma Comissão aprovar a visita. À época, voltaram com sugestões. "Vamos transferir as experiências trazidas de Barcelona e Londres para contribuir com o trabalho que vai ser feito no período pós-Olimpíada", comentou Gonçalves ao site da Câmara em outubro de 2015.

O blog tentou contato nesta segunda-feira com os gabinetes dos deputados Goulart e Mitidieri, da mesma forma que ligou para o escritório político de Goulart em São Paulo. Em todos os casos, as ligações não foram atendidas.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.