Topo

Olhar Olímpico

Bárbara Seixas e Fernanda Berti são campeãs na China

Demétrio Vecchioli

23/04/2017 12h11

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos do Rio, Bárbara Seixas conquistou, neste domingo, seu primeiro título em quase um ano. Jogando ao lado de Fernanda Berti, sua nova parceira, ela venceu a etapa de Xiamen, na China, do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Foi de Bárbara a decisão de encerrar a dupla vice-campeã olímpica no Rio. Ágatha se deu bem, passando a jogar com a jovem Duda, formando uma parceria que promete brigar pelos principais títulos no ciclo olímpico. Já Bárbara se uniu a Fernanda Berti, bloqueadora que só tem uma grande conquista no currículo: a surpreendente prata no Mundial de 2015, com Taiana.

A nova dupla demorou a vingar. Foram cinco etapas do Circuito Brasileiro e nenhum pódio sequer. O primeiro veio no lugar mais alto, em Xiamen, numa etapa três estrelas do Circuito Mundial – o máximo são cinco estrelas. Para ficar com o ouro, Bárbara e Fernanda venceram Maria Elisa/Carol Horta na semifinal e as chinesas Wang/Yeu na decisão. Josi/Lili e Juliana/Carol Solberg perderam nas oitavas de final.

Hoje, o Brasil tem duas duplas fortíssimas: Larissa/Talita e Ágatha/Duda, que fizeram a final no Major de Fort Lauderdale (EUA), em fevereiro, única etapa cinco estrelas disputada até agora, com vitória de Larissa e Talita.

As demais brigam pelo posto de terceira dupla do País, que garante, pelo ranking de entradas, vaga direta na chave principal dos torneios mais importantes. Hoje, esse posto está com Taiana/Elize Maia, que não jogou em Xiamen. Bárbara e Fernanda encostaram nessa briga.

"Sabíamos que precisávamos ir bem aqui neste evento para justamente ir bem na disputa com os outros times do Brasil, que estão brigando por posições no ranking e uma vaga no Mundial. Nesse início de parceria sabíamos que seria difícil", comentou Bárbara, via assessoria.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.