Crise faz Argentina retirar candidatura, e Santiago será sede do Pan-2023
Os Jogos Pan-Americanos de 2023 já têm local para acontecer: a cidade de Santiago, capital do Chile. Única adversária na disputa que começou no início deste ano, a argentina Buenos Aires anunciou nesta sexta-feira que está desistindo da eleição.
Em nota, Gerardo Werthein, presidente do Comitê Olímpico Argentino (COA) disse que a capital argentina está "postergando" sua candidatura, que agora será pelo Pan de 2027. "Essa é uma decisão conservadora, prudente e cuidadosa. O entusiasmo está intacto, mas temos que ser realistas. Temos quatro anos para respirarmos um pouco e levar adiante isso que realmente nos apaixona", afirmou.
De acordo com o comitê argentino, a candidatura foi apresentada em janeiro à ODEPA, a Organização Desportiva Pan-Americana, por meio de uma carta de intenções. Mas logo se notou que a vila olímpica que está sendo construída para os Jogos Olímpicos da Juventude, no ano que vem, precisará ser entregue logo depois do evento. Assim, não poderia servir de Vila Pan-Americana. E o custo de uma vila nova seria inviável até 2023.
Como foi a única cidade a apresentar sua carta de intenção, Santiago será apontada como sede do Pan de 2023, a não ser que também venha a retirar sua candidatura. A cidade chilena vem se preparando para esse pleito desde que decidiu receber os Jogos Sul-Americanos, em 2014.
Já Buenos Aires tem tentado se vender como uma capital esportiva. A cidade receberá os Jogos Olímpicos da Juventude, enquanto a Argentina concorre pela Copa do Mundo de Rugby de 2027 e o Mundial de Basquete de 2023.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.