Com confederação em crise, COB vai bancar ida de atletas do taekwondo a Mundial
Como a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) passa por intervenção e está impedida de receber recursos públicos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) assumiu o compromisso de preparar e levar a seleção brasileira para o Mundial de Muju, na Coreia do Sul, que será realizado entre os dias 24 e 30 de junho. A medalhista olímpica Nathalia Falavigna foi apontada pelo COB como coordenadora técnica do projeto.
O comitê se comprometeu a cumprir o papel que caberia à CBTKD, do planejamento até a efetiva participação no torneio. "Esta é uma estratégia do COB de atuar junto às seleções nacionais de confederações que estão necessitando deste tipo de suporte. Temos uma boa antecedência para o campeonato mundial, que nos permite planejar bem essa fase final de preparação e chegar na competição em boas condições", avaliou Jorge Bichara, gerente-geral de Alto Rendimento do COB.
O taekwondo vem rendendo bons resultados para o esporte brasileiro. O Brasil subiu ao pódio nos Mundiais de 2013 (Guilherme Dias, com bronze) e 2015 (Venilton Teixeira e Iris Sing, ambos com bronze também) e ainda ganhou uma medalha olímpica com Maicon Andrade. Em 2014, Edival Marques foi campeão olímpico da Juventude. Desses cinco, porém, só Edival e Maicon seguem na seleção brasileira para 2016.
Eles estarão em um camping de treinamento bancado pelo COB, no Rio, entre 22 e 27 de maio. De acordo com o COB, o comitê também proporcionará à equipe um período de aclimatação em um país da Ásia, para adaptação ao clima e fuso horário antes da chegada na Coreia.
"Eu vejo essa iniciativa com muito bons olhos. O COB é um modelo de gestão esportiva que passa muita segurança aos atletas. Nesse momento é muito importante que o COB abrace o taekwondo. Quando falamos de uma preparação boa, o resultado não são só as medalhas. As prioridades deste momento são estruturar um grupo e ter uma unidade de seleção brasileira", disse Natalia Falavigna, via assessoria.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.