Topo

Olhar Olímpico

Em audiência pública, Luiz Lima pede que atleta mude título para votar nele

Demétrio Vecchioli

29/10/2019 17h46

Luiz Lima (divulgação)

O deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ), da ala que segue alinhada com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), usou audiência pública nesta terça-feira (29) na Comissão Especial do Esporte para pedir apoio eleitoral à representante da comissão de atletas do tiro esportivo Janice Gil Teixeira. O próprio deputado depois ressaltou que não poderia estar fazendo aquilo em uma audiência.

"Você tem que se candidatar a um cargo político. Você fala bem, gosta de falar, é carismática, tem o poder de persuasão bom, tem o olho no olho bom, tem sorriso. Tem que ser assim mesmo. Aí você pega fãs", disse Luiz Lima, elogiando a fala da atiradora, atleta mais velha da delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos, enquanto ela respondia fora do microfone.

Na sequência, Luiz Lima foi mais incisivo. "Você é de Porto Alegre?", perguntou. Ouviu que ela mora no Rio de Janeiro. "Eu também moro no Rio, seu título de eleitor tá lá? Meu título é do Rio", disse, abrindo um sorriso malicioso, o deputado que tenta se viabilizar como candidato ao governo do Estado pelo PSL em 2022.

Apesar do constrangimento da atiradora, ele continuou: "O título de eleitor, tem que saber o título de eleitor. Não mudou até hoje? Mude, para me ajudar em 2022", pediu, antes de admitir que sua postura não é correta. "Não pode faze isso aqui, sabia? Agora que eu lembrei. Eu não falei nada. Vocês ouviram eu falando? Então tá", afirmou, aproveitando a presença de poucas pessoas na sala.

A audiência, porém, estava sendo transmitida pelo Youtube, acompanhada por menos de 100 pessoas ao vivo naquele momento. Procurado pelo blog, Luiz Lima disse: "Uma brincadeira, uma conversa informal, veja o vídeo. Eu mesmo me retratei na hora". Duas fontes consultadas pelo Olhar Olímpico dizem que não há previsão de punição no regimento interno para casos assim.

A audiência pública nasceu de um requerimento do próprio Luiz Lima para ouvir todas as confederações olímpicas brasileiras sobre a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Essa foi a quarta reunião e todas duraram em torno de três horas, com Luiz Lima, que é atleta olímpico, sendo o único deputado a permanecer nas audiências.

Veja abaixo o momento relatado:

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.