Topo

Olhar Olímpico

Conselho de Ética do COB dá advertência a técnico acusado de assédio

Demétrio Vecchioli

24/10/2019 17h46

André Avallone (Satiro Sodré/SSPress)

O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) publicou nesta quinta-feira a decisão referente à denúncia contra o ex-técnico da seleção brasileira de polo aquática André Avallone. Ainda treinador da equipe do Sesi-SP, ele foi acusado de assédio sexual por uma jogadora da seleção feminina e recebeu apenas uma advertência pública. Em julho ele havia recebido três meses de suspensão pelo conselho de ética da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) por "conduta inadequada".

Avallone, de 37 anos, foi acusado de assédio sexual pela jogadora Melani Dias, de 27 anos, da seleção feminina. De acordo com o relato dela, o treinador chamou para ir a seu quarto no hotel onde estavam hospedadas as seleções brasileiras, em São Paulo, em janeiro, e teria dito que gostaria de ter relações sexuais com ela. Ele nega, alegando que procurou a jogadora para chamá-la para jogar pelo Sesi.

Em sentença publicada nesta quinta-feira (24), o comitê do COB advertiu publicamente Avallone por três "atos indevidos": tratar de contratações, propostas salariais e transferências referentes a clube privado em meio a atividade realizada no âmbito de treinamento e competição vinculada ao COB, reunir-se a portas fechadas e isoladamente com atleta em horário e local inapropriados e ingerir bebidas alcoólicas em ambiente de competição.

Com a sentença, o conselho de ética deixa claro que não reconhece a versão de Melani, de que Avallone disse de que gostaria de ter relações sexuais com ela, mas sim a do treinador, que confirmava o encontro a portas fechadas, mas para oferecer um contrato a ela.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.