Topo

Olhar Olímpico

Confederação de Rúgbi perde CEO para o Nubank e contrata belga

Demétrio Vecchioli

04/10/2019 15h53

Agustin Danza, Jean-Luc Jadoul e Eduardo Mufarej

A Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu) anunciou nesta sexta-feira uma troca na cadeira mais importante da entidade, a de CEO. Sai o argentino Agustin Danza e chega o belga Jean-Luc Jadoul, que é radicado no Brasil e foi jogador de rúgbi.

Diferente da enorme maioria das confederações olímpicas brasileiras, a CBRu tem um presidente com função política, o empresário Eduardo Mufarej (presidente também do RenovaBR, grupo que elegeu Tabata Amaral e diversos outros deputados na eleição passada). Na entidade, as decisões administrativa são tomadas pelo CEO.

LEIA MAIS:

+ Revezamento masculino iguala recorde sul-americano e vai à final do Mundial

+ Na cola de Calderano, Brasil coloca cinco no top100 do tênis de mesa

Danza cumpriu essa função pelos últimos cinco anos e meio. Foi durante a gestão dele que a modalidade subiu de patamar no país, com a realização de partidas oficiais em estádios como o Pacaembu e do amistoso diante do Maori All Blacks, em 2018, que levou mais de 30 mil pessoas ao Morumbi. 

O argentino voltou para o seu país, onde será Diretor de Operações do Nubank na Argentina. De acordo com a CBRu, Agustin já havia antecipado internamente o seu desejo de buscar novos desafios e, por isso, a confederação teve tempo de fazer um recrutamento conduzido pelo Comitê de Nomeação do Conselho da CBRu.

O escolhido foi Jean-Luc Jadoul, belga formado em engenharia pela USP e que é mestre em finanças e marketing pela FGV. Radicado em Curitiba, ele é dono de uma empresa de representação comercial no Paraná. A CBRu cita que ele é "uma referência no rúgbi nacional e defendeu a seleção brasileira".

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.