Topo

Olhar Olímpico

Felipe Wu falha no Rio e fica fora da Olimpíada de Tóquio

Demétrio Vecchioli

29/08/2019 16h04

Felipe Wu (Rafael Bello/COB)

Medalhista de prata na Olimpíada do Rio, Felipe Wu está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O atirador de 27 anos falhou na última tentativa de se classificar ao Japão, curiosamente no Centro de Tiro Esportivo de Deodoro, no Rio, onde ganhou sua medalha em 2016.  Nesta quinta, ele ficou em uma frustrante 75º colocação na pistola de ar 10 metros na etapa final da Copa do Mundo da modalidade.

O resultado sela um péssimo ciclo olímpico para o paulista que recolocou o tiro esportivo no mapa esportivo brasileiro. Em Copas do Mundo, ele até fez um 10º lugar em uma etapa de 2017, mas nas competições que valiam vaga olímpica Wu atirou muito mal. Em 2019 ele foi 53º em Nova Déli (Índia), 66º em Pequim (China) e 94º em Munique (Alemanha). Cada etapa distribuía duas vagas olímpicas.

LEIA MAIS:

+ Andressa de Morais testa positivo e pode perder prata e recorde no Pan

+ Sesi-SP mantém treinador suspenso após acusação de assédio

+ Brasileira é prata no Mundial de Judô, mas defendendo Portugal

O brasileiro ainda ficou em uma modestíssima 41ª colocação no Mundial do no passado, em Changwon (China), e em um frustrante 18º lugar no Campeonato Continental de Guadalajara (México), eventos que também classificavam para a Olimpíada. Como não terminou nem entre os dois melhores brasileiros do Continental, não conseguiu vaga no Pan de Lima, onde outras duas vagas foram distribuídas.

Agora, a etapa do Rio era a última oportunidade para Wu (ou qualquer brasileiro das provas de carabina e pistola) se classificarem para a Olimpíada. Nas provas de tiro ao prato as oportunidades já estão encerradas. Ainda existem vagas em jogo por torneios regionais dos outros continentes e uma pelo ranking mundial em cada prova. Mas Wu é só o 74º colocado na pistola de ar 10 metros.

De qualquer forma, não é só ele que está mal. O Brasil até agora não conseguiu classificar nenhum atleta para a Olimpíada. As últimas chances são as provas da Copa do Mundo do Rio, que vai até segunda-feira, mas tem as últimas provas pré-olímpicas disputadas no domingo. A maior chance de sucesso (ainda que mínima) é com Emerson Duarte, na pistola de tiro rápido 25 metros.

Existe a possibilidade de um convite da comissão tripartite (COI, federação internacional e comitê organizador), normalmente destinado a países sem tradição naquela modalidade. Mas o COB historicamente não aceita esse tipo de convite. 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.