Topo

Olhar Olímpico

Brasileira de 11 anos vence no Circuito Mundial e fica perto de Tóquio

Demétrio Vecchioli

29/07/2019 02h38

Fadinha levanta o troféu da SLS de Los Angeles

Rayssa Leal, a Fadinha, conseguiu o maior feito de sua carreira neste domingo, em Los Angeles. Aos 11 anos, ela se tornou a mais jovem atleta a vencer uma etapa do circuito mundial de skate – possivelmente, mais jovem a vencer um evento dessa magnitude em qualquer modalidade. São cada vez mais remotas as chances de ela não estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem.

Como a World Skate (federação internacional) relacionou a etapa de Los Angeles da Skate Street League (SLS) como válida para o ranking olímpico, todas os principais atletas do mundo avisaram que iriam até a Califórnia e a Panam Sports decidiu retirar o skate do programa dos Jogos Pan-Americanos.

Longe de Lima, Fadinha brilhou. Ganhou a competição deixando em segundo lugar a também brasileira Pâmela Rosa, que havia vencido os outros dois eventos válidos para o ranking até agora. A norte-americana Alana Smith ficou em terceiro.

Com a pontuação, Fadinha sobe para o segundo lugar do ranking mundial, atrás apenas de Pâmela Rosa. Letícia Bufoni, vice-campeã mundial em janeiro, fica como terceira brasileira. Vão à Olimpíada as três primeiras do próximo Campeonato Mundial, mais as 16 primeiras do ranking, com o limite de três por país. Ainda faltam mais dois eventos para fechar o ranking: uma etapa do circuito mundial na China e o Mundial da Cidade do México, ambos em setembro.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.