Topo

Olhar Olímpico

Atletismo mostra força com ouro de Paulo André e recorde de Gabriel

Demétrio Vecchioli

09/07/2019 16h10

Paulo André Camilo será destaque do GP Brasil (reprodução/Instagram)

O atletismo brasileiro vive grande fase. Nesta terça-feira (9), em intervalo de poucas horas, Gabriel Contantino melhorou seu recorde sul-americano dos 110m com barreiras e Paulo André Camilo venceu a Universíade nos 100m rasos. Nesta mesma prova, disputada em Nápoles, na Itália, Rodrigo do Nascimento foi bronze.

Gabriel, que já tinha 13s23 como recorde sul-americano, melhorou sua marca para 13s18 para conquistar a prata em um meeting disputado na cidade húngara de Szekesfehervar. Ele só ficou atrás, por dois centésimos, do norte-americano Grant Holloway, que lidera o ranking mundial.

Nesse mesmo ranking, Gabriel agora é o sétimo, sendo que o Brasil ainda parece com Eduardo Santos, que tem 13s30. Até o ano passado, o recorde brasileiro e sul-americano era 13s29. 

Também nesta terça, na Universíade, no Estádio San Paolo, Paulo André Camilo venceu fácil as eliminatórias dos 100m, com 10s19, soltando no final, e deixou a impressão que poderia quebrar a barreira dos 10 segundos na decisão. O feito não veio, mas o ouro sim, com 10s09. Foi a oitava apresentação dele abaixo de 10s10 nos últimos 13 meses. Rodrigo do Nascimento completou em terceiro, com 10s32. Esse ano ele já fez 10s11.

O resultado confirma o ótimo momento do Brasil nas provas de velocidade do atletismo. Em maio, o Brasil venceu o 4x100m masculino no Mundial de Revezamentos, no Japão. Paulo André e Rodrigo Nascimento compuseram o time com Jorge Henrique Vides e e Derick Souza.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.