Topo

Olhar Olímpico

Fórmula E também entra na disputa entre Bolsonaro e Doria

Demétrio Vecchioli

26/06/2019 09h23

Fórmula E (divulgação)

O GP Brasil de Fórmula 1 não está mais sozinho no centro da disputa entre o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Prima caçula, uma provável futura prova de Fórmula E no Brasil também virou ponto de divergência entre os dois governantes.

LEIA MAIS:

+ Governo federal propõe a Todt prova de Fórmula E no gramado do Maracanã

+ Fórmula 1 vira enredo de teatro político entre Bolsonaro e Doria

+ Doria abusa da ironia e compara museus para atacar Bolsonaro e o Rio

+ Ao lado de Doria, CEO da F1 reforça disputa aberta entre Rio e São Paulo

Na semana passada, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), acusado de comandar um suposto esquema de candidaturas laranjas em Minas Gerais pelo partido do presidente, foi até a França propor um ePrix (como são chamadas as etapas da Fórmula E) no país. Três cidades foram oferecidas: Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Pouco mais de um mês antes, quando começou a disputa pelo GP Brasil de F1, Doria e o prefeito Bruno Covas (PSDB) haviam anunciado que São Paulo estava muito perto de ter o ePrix. O Ministério do Turismo, ao que tudo indica, deu de ombros para isso.

"Talvez a gente frustre o ministro nas indicações que ele fez", comentou Doria, quando perguntado pela reportagem a respeito do tema, em entrevista coletiva na terça (25). "Você terá notícia a respeito da Fórmula E nas próximas semanas. Respeito o ministro do Turismo, mas essa não é uma decisão política, não é uma decisão que se faz de cima para baixo: 'escolha essa cidade ou escolha aquela'. Não é assim na Fórmula 1 ou qualquer outra competição da FIA", completou

Marcelo Álvaro Antônio esteve na terça-feira com o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt. Ao divulgar o encontro, o governo federal fez questão de ressaltar que a FIA "deu aval" para a realização de uma prova no Brasil. Nota do Ministério do Turismo cita a possibilidade de uma corrida já em dezembro de 2019.

Há uma prova em local ainda indefinido no calendário da Fórmula E para a temporada 2019/2020, em 14 de dezembro. Mas esse fim de semana especificamente é inviável para São Paulo porque coincide com a última etapa da Stock Car, em Interlagos. Pensando no automobilismo brasileiro como um todo, uma corrida de Fórmula E poderia sugar a atenção da mídia que deveria estar voltada para a Stock.

Em nota, a secretaria de Turismo da cidade de São Paulo informou ao blog que desconhecia o movimento do Ministério do Turismo referente à corrida de Fórmula E em outras cidades brasileiros, ressaltando que "as tratativas em São Paulo já estão bem avançadas para a realização do evento no início de 2021".

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.