Topo

Olhar Olímpico

Prefeitura de SP se reúne com Fórmula 1 e diz avançar em negociações

Demétrio Vecchioli

13/06/2019 16h45

A prefeitura de São Paulo voltou a se reunir com o comando da Fórmula 1 na tentativa de manter na cidade do GP Brasil. Na última terça-feira (11), o executivo Chase Carey, CEO da categoria, foi recebido na capital paulista pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), em encontro que já estava previsto antes mesmo de o Rio de Janeiro avançar nas negociações para receber a prova. 

LEIA MAIS:

+ Acordo entre Doria e PSL garantiu autorização para privatizar Ibirapuera

+ Área de autódromo do Rio tem imbróglio entre Exército, Esporte e Prefeitura

+ Doria desdenha de autódromo no Rio: "Não tem nada em Deodoro"

De acordo com a prefeitura, também estiveram presentes à reunião o promotor responsável pelo GP Brasil em São Paulo, Tamas Rohonyi, e o secretário municipal de Turismo, Orlando Faria. "Como resultado, há um avanço nas negociações no sentido de manter o GP na cidade de São Paulo", resumiu a prefeitura, em nota, sem detalhar o teor do encontro.

A reunião não estava detalhada, também, na agenda do prefeito. Para a terça-feira à tarde, consta apenas um "despacho com secretário de Turismo", que na verdade era esse encontro que pode ser decisivo para a Fórmula 1 continuar em São Paulo.

No começo do mês passado, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou um protocolo de intenções com o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), e com o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), para levar a Fórmula 1 ao Rio. Foi anunciado que o intuito era de a prova ser num novo autódromo a ser construído em Deodoro já em 2020, mas a categoria tem contrato com São Paulo até o fim do ano que vem.

Desde a movimentação do Rio, a disputa esquentou. Crivella conseguiu concluir a concessão para a construção da pista em um terreno que ainda precisa ser doado pelo Exército. Enquanto isso, a prefeitura de São Paulo conseguiu autorização da Câmara Municipal para conceder Interlagos à iniciativa privada.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.