Topo

Olhar Olímpico

Felipe Lima bate recorde sul-americano e Fratus faz melhor tempo do ano

Demétrio Vecchioli

09/06/2019 15h42

(Satiro Sodré/SSPress/CBDA

A natação brasileira teve desempenho histórico na etapa de Mônaco do Mare Nostrum, principal circuito europeu da modalidade, neste domingo (9). Felipe Lima assumiu o segundo lugar do ranking histórico dos 50m peito, Jhennifer Conceição melhorou seu recorde sul-americano desta mesma prova no feminino e Bruno Fratus anotou o melhor resultado dos 50m livre no ano.

Pensando na Olimpíada de Tóquio, o resultado mais importante é o de Fratus, porque, entre as três, só essa prova é olímpica (e pan-americana).
Fratus, que já liderava o ranking mundial com o tempo de 21s47 feito no Troféu Brasil, venceu em Mônaco com 21s31. O brasileiro só havia nadado tão rápido uma vez: quando foi prata no Mundial de 2017 com 21s27.
Nos 50m peito, Felipe Lima estabeleceu novo recorde sul-americano: 26s33. Em todos os tempos, só o fenômeno britânico Adam Peaty foi melhor. No ranking histórico, os cinco melhores resultados e oito dos 11 primeiros são do britânico Adam Peaty. Lima e João Luiz Gomes Júnior ocupam os demais postos.
Na versão feminina dessa prova, Jhennifer Conceição foi prata com 30s42, melhorando em cinco centésimos o recorde sul-americano que ela havia estabelecido no Troféu Brasil e pulando para o quarto lugar do ranking mundial.
Jhennifer, de 21 anos, porém, não estará no Mundial. É que a CBDA não aceitou índices feitos em provas não olímpicas. Só abriu exceção a Nicholas Santos a pedido da Fina, federação internacional. O veterano de 39 anos vai nadar os 50m borboleta no Mundial.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.