Topo

Olhar Olímpico

São Paulo vai receber Mundial de Skate em setembro

Demétrio Vecchioli

06/06/2019 12h16

Murilo Peres faz manobra na pista de São Paulo (Frontside Air / Photo: Anthony Acosta)

Inaugurada em junho do ano passado e construída pela marca de street wear Vans, a pista de skate park do Parque Cândido Portinari, na zona oeste de São Paulo, vai receber em setembro o Campeonato Mundial da modalidade. Será apenas a segunda edição do torneio, que no ano passado foi realizado em Nanjing, na China, onde o brasileiro Pedro Barros conquistou o título masculino.

Anexo ao Parque Villa-Lobos, o Cândido Portinari, do Governo de São Paulo, foi inaugurado em 2014 já com a ideia de ser voltado aos esportes radicais. No ano passado, ganhou a Vans Skatepark São Paulo, a primeira pista da América do Sul e a segunda do mundo construída especialmente para a modalidade park, com elementos e obstáculos de diferentes vertentes do skate.

De acordo com a World Skate, o Mundial em São Paulo será um dos três eventos válidos para a classificação olímpica na modalidade park. O primeiro acontece esta semana em Long Beach, nos Estados Unidos, e o segundo em julho, em Nanjing. A competição em São Paulo está prevista para ocorrer de 10 a 15 de setembro.

A capital paulista – e a pista do Cândido Portinari – já havia recebido uma etapa do circuito mundial no ano passado. O circuito, que leva o nome de Vans Park Series, tem cinco etapas este ano e a próxima será novamente em São Paulo, entre os dias 22 e 23 deste mês.

Pelo convênio com o governo do estado de São Paulo, a Vans é a responsável pela manutenção da pista por mais quatro anos. Para o Mundial, a promessa é de acesso gratuito durante toda a competição, que ainda contará com uma programação de cultura urbana, incluindo música, arte, moda e gastronomia.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.