Topo

Olhar Olímpico

Com três medalhas em um dia, Brasil faz campanha histórica no Taekwondo

Demétrio Vecchioli

19/05/2019 17h01

Crédito: Divulgação

O Brasil encerrou o Mundial de Taekwondo de Manchester, hoje (19), com um recorde de três medalhas conquistadas em um único dia. Caroline Santos e Ícaro Miguel, ambos de 23 anos, chegaram às finais de suas categorias, mas acabaram derrotados. Terminaram com a prata.

Mais cedo, o medalhista olímpico Maicon Siqueira repetiu o bronze da Rio-2016, subindo ao pódio pela primeira vez na carreira em Mundiais, na categoria peso pesado (+87kg).

Ícaro fez uma luta parelha com o russo Vladislav Latin, mas acabou sucumbindo no terceiro round da final da categoria até 87kg. O brasileiro tem apenas 20% de visão do olho direito, mas só deve passar por transplante de córnea depois do ciclo olímpico.

Depois, Caroline Santos sucumbiu na final da categoria até 52kg para a turca Irem Yaman em luta que foi toda da rival.

Com as três medalhas deste domingo, o Brasil fechou o Mundial de Manchester com um total de cinco medalhas, um feito inédito e histórico. Até o início dessa competição, o país colecionava 14 medalhas em Mundiais, mas nunca mais do que duas em uma mesma edição. E só havia feito cinco finais, as duas últimas delas em 2005.

Na sexta (17), Paulo Ricardo de Melo abriu a campanha brasileira com bronze na categoria até 54 quilos. Com 22 anos e estreando em campeonatos mundiais, Paulinho, como é conhecido, caiu na semifinal para o sul-coreano Jun Seo Bae. Antes, ele havia vencido três quatro lutas. O lutador é de Assú, no interior do Rio Grande do Norte, onde treina e mora até hoje.

No sábado (18), Milena Titoneli, de apenas 20 anos, conquistou uma vitória incrível nas quartas de final, com um golpe no último segundo, mas acabou derrotada na semifinal pela turca Nur Tatar, campeã em 2017. Acabou com a medalha de bronze da categoria até 67kg.

Milena, Maicon, Ícaro e Gabriele são da mesma academia de São Caetano do Sul, a Two Brothers, que se firma agora como a principal do país.

Vale ressaltar que os Mundiais de Taekwondo têm oito categorias de peso femininas e oito masculinas, enquanto que nos Jogos Olímpicos só são disputadas quatro de cada gênero. É comum que os atletas das categorias intermediárias (que não são olímpicas) subam ou baixem de peso em busca de vaga para os Jogos. A categoria de Milena (67kg) e Maicon (+87) são olímpicas, mas não às de Paulinho (54kg, busca classificação para Tóquio na até 58kg, Gabriele (52kg, deve buscar vaga na até 57kg) e de Ícaro (até 87kg, briga com Maicon na +80kg).

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.