Topo

Olhar Olímpico

Pan decide cancelar provas de skate para fugir de boicote

Demétrio Vecchioli

16/05/2019 13h28

Kelvin Hoefler (direita) e Felipe Gustavo (esquerda) comemoraram prata e bronze no Mundial de Skate Street ( Foto: Ricardo Borges/Folhapress)

A Panam Sports decidiu recuar e, temendo um boicote de países como Estados Unidos e Brasil, anunciou nesta quinta-feira (16) que não realizará competições de skate nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em julho. Seria a estreia da modalidade, que estará pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em Tóquio, no ano que vem. Para o Brasil, nada muda.

+ Aos 43, Tiger Woods diz que vai buscar ouro olímpico inédito
+ Senado vota lei que exige premiação igual para homens e mulheres

Em nota, a Panam (antiga Odepa) explicou que a decisão foi tomada por seu Comitê Executivo porque não havia garantias de que o evento contasse com os melhores atletas do continente. Segundo a entidade, existem "certos conflitos" entre a confederação pan-americana e a federação internacional.

A briga é a mesma que explodiu no skate entre 2016 e 2017. Filiada à Panam, a World Skate America era chamada de Confederação Pan-Americana de Patinação até o ano passado e, apesar da mudança de nome, continuou a ser comandada por dirigentes ligados à patinação.

No âmbito mundial, isso foi resolvido em 2017 com a fusão da Fédération Internationale de Roller Sports (da patinação, reconhecida pelo COI) e a International Skateboarding Federation (do skate), criando a World Skate e atendendo à demanda do pessoal do skate, que queria ter comando sobre a entidade que vai organizar a prova olímpica.

Mas, na América, a World Skate America não conseguiu solucionar esse entrave. No Brasil, a confederação filiada não é a CBSk, do skate, mas a CBHP, de hóquei e patinação. Por aqui, os skatistas já afirmaram inúmeras vezes que não aceitam serem comandados pela CBHP, reconhecendo apenas a CBSk. Nos Estados Unidos há o mesmo problema.

A falta de solução fez com que a World Skate retirasse do Pan o direito de ser uma seletiva olímpica. Além disso, a entidade internacional anunciou uma etapa do circuito mundial em Los Angeles nas mesmas datas, o que a Panam entendeu como uma "falta de respeito" com os Jogos Pan-Americanos e com o comitê organizador Lima-2019.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.