Topo

Olhar Olímpico

Jogo do Flu no Maracanã adia volta do basquete do Flamengo ao Maracanãzinho

Demétrio Vecchioli

30/04/2019 19h27

Maracanãzinho (AFP PHOTO / Juan Mabromata)

O Flamengo bateu o martelo nesta terça-feira (30) e decidiu que não vai mandar os jogos 2 e 3 da série semifinal do NBB no Maracanãzinho, que pode receber um possível jogo 5 do duelo contra quem passar de Botafogo x Pinheiros. A decisão está relacionada ao fato de o Fluminense ter uma partida do Campeonato Brasileiro de futebol no Maracanã no mesmo dia do terceiro jogo da série semifinal. Curiosamente, um duelo contra o Botafogo.

O Maracanãzinho ficou fechado por praticamente dois anos depois de ser reformado para a Olimpíada do Rio e reabriu em agosto do ano passado para um amistoso da seleção brasileira de vôlei. Depois disso, não recebeu mais competições esportivas. O ginásio é a maior casa do basquete no Rio, tendo recebido Campeonatos Mundiais e títulos importantes do Flamengo, como da Liga das Américas de 2014.

Agora concessionário do Complexo Esportivo do Maracanã, o Flamengo pretende novamente usar o ginásio para as principais partidas de suas equipes de basquete masculino e de vôlei feminino, cujo time conseguiu o acesso à Superliga neste mês de abril.

A ideia de voltar ao ginásio na semifinal, porém, acabou abortada por conflito de datas. O NBB marcou o segundo jogo da série para o dia 9, quinta-feira, data escolhida pelo Fox Sports. Depois, a terceira partida será logo em seguida, no sábado, às 14h, horário do basquete na grade da Band – o Fox Sports também passa.

Só que, no sábado, o Fluminense já tem jogo marcado no Maracanã, contra o Botafogo, às 16h. Não haveria como manejar três torcidas no mesmo local ao mesmo tempo. Aí, como esse jogo vai acontecer no ginásio do Tijuca, optou-se por também marcar lá a partida anterior. Caso se classifique, o Botafogo manda a primeira partida no Ginásio Oscar Zelaya, em sua sede, na próxima sexta.

Caso seja necessário um quinto e decisivo jogo, com mando do Flamengo, aí o Maracanãzinho volta a ser opção. O NBB deixou data e horário em abertos, mas a tendência seria a partida ocorrer no sábado, 18, às 14h, para ter transmissão da Band. De qualquer forma, caso o Flamengo avance antes, essa seria a data da primeira partida da final.

Aí, volta a questão do Fluminense, que tem partida marcada para esse mesmo dia, às 16h, contra o Cruzeiro. Ainda não há, porém, a indicação de local na tabela do Brasileirão, ainda que seja provável que esse jogo ocorra no Maracanã. Os dois concessionários terão que negociar.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.