Topo

Olhar Olímpico

Vereador quer que trecho da Radial Leste vire "Avenida Corinthians"

Demétrio Vecchioli

24/04/2019 12h46

Vereador Toninho Paiva (divulgação)

Depois da onda de mudanças de nomes de estações de metrô, a cidade de São Paulo pode ver clubes de futebol darem nome também a avenidas. Projeto de Lei do vereador Toninho Paiva (PR) propõe que um trecho da Radial Leste próximo à Arena Corinthians passe a chamar "Avenida Sport Club Corinthians Paulista".

+ Consórcios não recorrem e Prefeitura pode avançar em concessão do Pacaembu
+ Sem diálogo com Crivella, União cobra R$ 477 milhões do Rio por legado

Paiva, que tem seu reduto eleitoral na Zona Leste da capital paulista, exatamente região em que fica o estádio, propõe pelo Projeto de Lei 267/2019 que ganhe o nome do Corinthians o trecho "inominado" delimitado pelo término da Rua Dr. Luiz Ayres e início da Avenida Pinheiro Borges.

Na justificativa do projeto, o vereador, que está na Câmara desde 1992, alega que é direito do cidadão ter uma "perfeita identificação do espaço onde desenvolve suas atividades sociais no âmbito da comunidade" e exalta o Corinthians.

"O Sport Club Corinthians Paulista é uma referência: como time de futebol, como segmento social, pois congrega a maior torcida organizada do país, como polo de desenvolvimento econômico eis que a construção da Arena Corinthians permitiu investimentos na região leste da Cidade capazes de modificar o cenário da região em termos de emprego, renda, transporte e lazer", escreveu.

Para ele, o Corinthians tornou-se "referência geográfica" com a construção de sua Arena. "Trata-se, portanto, de medida de interesse público, pois eliminará equívocos de percurso tomando mais fácil o trajeto de torcedores, turistas e dos paulistanos".

O projeto de lei ainda está em estágio embrionário na Câmara. Nesta quarta-feira (24) foi cumprida a primeira etapa burocrática para seu andamento: a publicação em Diário Oficial.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.