Topo

Olhar Olímpico

Ingrid Oliveira se garante no Pan, que terá recorde de Juliana Veloso

Demétrio Vecchioli

26/03/2019 19h15

Ingrid Oliveira (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) ainda não anunciou oficialmente, mas já está definida a equipe que disputará os Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, no Peru, entre julho e agosto. O time, com oito nomes, tem como destaques Ingrid Oliveira, que fez os melhores resultados das seletivas, e Juliana Veloso, que vai disputar seu sexto Pan – um recorde entre mulheres brasileiras.

Ingrid vem mostrando regularidade. Na Taça Brasil do ano passado, em novembro, fez 302 pontos nas eliminatórias e 296 na final da plataforma de 10 metros. Na semana passada, no Troféu Brasil, realizado em Brasília, fez 301 nas eliminatórias e 297 na final. O desempenho seria suficiente para levá-la à semifinal do Mundial de 2017, por exemplo, perto de uma vaga na final, entre as 12 melhores do mundo.

Além dela, e equipe do Pan terá Andressa Mendes (plataforma), Luis Felipe Moura, Ian Matos (trampolim masculino), Luana Lira, Juliana Veloso (trampolim feminino), Isaac Souza Filho e Kawan Pereira (plataforma masculina). Ingrid, Ian e Juliana representam o Fluminense, enquanto todos os outros são do Instituto Pró-Brasil. Luis Felipe e Kawan têm apenas 16 anos e farão a estreia deles em uma competição desse nível.

Aos 38 anos, Juliana Veloso vai para sua sexta participação nos Jogos Pan-Americanos. Depois de estrear em Winnipeg, em 1999, ela viveu o auge em Santo Domingo-2003, quando faturou a prata no trampolim e o bronze na plataforma. No Rio, competindo em casa, garantiu mais um bronze na plataforma. Nas duas últimas edições do Pan, competiu apenas no trampolim, que virou sua especialidade, somando dois sextos lugares.

Depois da Rio-2016, Juliana, que é mãe de duas crianças, chegou a dizer que tentaria mudar de modalidade, que treinaria tiro esportivo. Mudou-se para os Estados Unidos e se afastou da comunidade dos saltos ornamentais no Brasil. Voltou no ano passado para a Taça Brasil e surpreendeu muita gente ao conseguir o índice para o Pan e para o Mundial da Coreia do Sul, que será o oitavo da sua carreira.

Por enquanto, seis atletas têm índice A para o Mundial: Ingrid (plataforma), Juliana, Luana (trampolim), Tammy Galera, Luiz Felipe Outerelo (trampolim sincronizado) e Isaac Souza (por equipes, com Tammy). Ana Lucia dos SAntos (trampolim de 1m), Ian Matos (trampolim), Kawan Pereira (plataforma) e Andressa (plataforma) têm índice B e também podem ser convocados.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.