Topo

Olhar Olímpico

Alison 'quebra' dupla de Ricardo e se junta a Álvaro Filho

Demétrio Vecchioli

20/03/2019 18h42

Alison "mamute" (divulgação)

Não demorou para o campeão olímpico Alison anunciar seu novo parceiro. Dois dias depois de comunicar que André Stein havia decidido deixá-lo, o 'Mamute' anunciou nesta quarta-feira (20) que passa a jogar com Álvaro Filho. A dupla deve estrear na etapa de Xiamen (China) do Circuito Mundial, no fim de abril.

Considerado um dos melhores jogadores do mundo e multicampeão, Alison tem tido dificuldades desde o ouro olímpico. No meio do ano passado, partiu dele a decisão de quebrar a dupla campeã da Rio-2016 com Bruno Schmidt. Na ocasião, fez um convite ao também capixaba André Stein, campeão mundial, e nem precisou de um plano B.

Campeão mundial com Evandro em 2017, André se encantou com a possibilidade de jogar com Alison e ser treinado por Leandro Brachola. Mas o time não rendeu o esperado e, em um ano, passou das quartas de final de uma etapa do Circuito Mundial apenas uma vez. Depois de mais um resultado ruim, desta vez na primeira etapa que valia pontos para corrida olímpica brasileira, em Doha, no fim de semana passado, André decidiu sair.

Aí Alison teve que olhar para um mercado em tese já fechado. A primeira opção era Álvaro Filho, campeão mundial de 2013, que voltou a jogar bem ao reencontrar o veterano Ricardo. "Foi depois de uma conversa com o Ricardo que tomamos a decisão. Tenho muito respeito e admiração por ele, e a atitude que teve, poucos teriam. Ricardo elogiou muito Álvaro e falou que abria mão da dupla para que Álvaro jogasse comigo. Ricardo disse que tem certeza de que faremos um time forte", contou Alison, via assessoria de imprensa.

Com o aval de Ricardo, veterano de 44 anos que voltou ao Circuito Mundial nesta temporada, Alison fez o convite a Alvinho, que aceitou. "Estou muito feliz pelo convite, em poder formar essa parceria com o Alison, alguém que admiro muito não apenas pelas conquistas, mas também pelas atitudes.Aprendi muito com Ricardo, hoje é mais do que parceiro, é mais do que um amigo… Essa atitude dele é algo louvável, que mostra o seu 'tamanho', seu caráter e a maneira como pensa o vôlei de praia. Ele é o padrinho desse time", declarou Álvaro.

Neste fim de semana, Álvaro e Ricardo ainda jogam mais uma vez juntos, na etapa de Natal do Circuito Brasileiro, a penúltima da temporada. Com tamanho troca-troca de duplas, o circuito vive situação peculiar. Os líderes são os praticamente desconhecidos Eduardo Davi e Adrielson, que jogaram todas as etapas. Mas logo atrás aparecem, empatados, Alison/André, Ricardo/Álvaro Filho e Guto/Saymon. Como as duas primeiras duplas vão acabar, os favoritos ao título são Guto e Saymon.

Já André Stein também deve se unir a um parceiro paraibano. A expectativa é de que ele passe a jogar com George, que por sua vez vai romper dupla com Thiago. Vale lembrar que recentemente Bruno Schmidt e Pedro Solberg também quebraram a dupla. Bruno agora joga ao lado de Evandro, naquela que em teoria é a dupla mais forte do país (mas que estreou mal em Doha), enquanto Pedro se uniu a Vitor Felipe.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.